As curvas do Douro e os sabores do Vinho do Porto

Pinhão, freguesia que pertence ao concelho de Alijó, tornou-se um grande e importante posto turístico e comercial, principalmente no que toca ao Vinho do Porto. Todas estas terras oferecem diversas actividades a quem as pisa pela primeira vez. Tradições, vindimas, adegas tradicionais, costumes, artesanato e em destaque os maravilhosos e singulares socalcos são muitas das coisas que Pinhão pode oferecer. As visitas às casas produtoras de vinhos mais conhecidas do Douro Vinhateiro são obrigatórias.

A Quinta do Seixo é belíssima, os olhos perdem-se nas curvas das vinhas. Visitar a adega da quinta é extraordinário, é único. A simpatia dos funcionários. O calor e a história que vemos em todas aquelas garrafas. E para finalizar a visita – uma prova dos melhores vinhos do mundo com uma paisagem apaixonante envolvente sobre o rio sombreado pelas montanhas esverdeadas. Os passeios de barco no rio Douro, com vista para os montes marcados por curvas e vinhas também não podem faltar. Não nos podemos esquecer de dar um saltinho à Estação de Caminhos de Ferro decorada com azulejos que remetem ao ano 1937.

Para os mais curiosos, inicialmente a transferência do tão famoso Vinho do Porto era feita através de Barcos Rabelos e actualmente é feita em camiões cisterna.

O Douro é encantador, mágico, natural e envolvente. Ao virar de cada curva, cada de vinha só queremos ver mais, saber mais, descobrir mais … O contacto com a natureza, com as histórias de cada casa, das igrejas… Toda a história do Pinhão! Sítio mágico que não deve deixar de visitar.

Deixa um comentário