Casa Alves Ribeiro: quando a tradição insiste em ficar

Hoje em dia, a procura de produtos tradicionais é cada vez mais frequente e acaba por ser uma tarefa árdua. A competir com as grandes superfícies, as mercearias e lojas tradicionais têm vindo a perder o seu lugar. Contudo, há quem ainda consiga resistir.


Imagem de entrada na loja.

A casa Alves Ribeiro, em Espinho, é a loja mais antiga da cidade e uma das mais velhas do país. Aberta em 1900 pela família Silva, hoje pertence a uma outra: a família Alves Ribeiro.

Vasco Alves Ribeiro, filho do proprietário e gerente, confessa que este sempre foi um negócio de família, “está na nossa família desde os anos 40, temos o negócio desde essa altura.”

Situada numa das ruas mais movimentadas de Espinho, a rua 19, a casa Alves Ribeiro atrai cada vez mais pessoas, seja pela antiguidade da loja ou pelos produtos tradicionais. Quando pensa nos produtos mais procurados no seu estabelecimento Vasco não hesita. “Sem dúvida que é o café. Vendo muito café, muito bacalhau, os vinhos e as bebidas brancas.”

O café é o produto de marca da mercearia. Torrado na loja e a lenha, à maneira antiga, o café é vendido avulso. Vários tipos, vários sabores e vários preços. Há quem, em minoria, compre ainda em grão e quem prefira vê-lo ser descomposto mesmo diante dos seus olhos. E nesta altura, o cheiro propaga-se por toda a loja, arrancando de todos a mesma expressão: “ah que cheirinho tão bom”.

Máquina própria para triturar o café.

Para Vasco este produto é o motivo que atrai tantos clientes. “Temos clientes que vêm cá de propósito. Na Páscoa temos muitos espanhóis que veem buscar café.” A procura por estes produtos, difíceis de encontrar hoje em dia, acaba por ser motivada pela crescente utilização de comida saudável. Para Vasco isto é visível, até porque “há muita procura por este tipo de produtos que não têm aditivos nem conservantes, são puros nas suas substâncias, como fazemos com o café ou o amendoim.”

A antiguidade da loja e a maneira como são produzidos os produtos marcam a diferença.

Ultrapassando os desafios da crise, a Casa Alves Ribeiro é a única no seu setor e um ponto de atração na cidade de Espinho.

Deixa um comentário