F8 apresenta novidades para o Facebook

Esta semana, decorreu em São Francisco a F8, uma conferência do Facebook destinada a criadores de software. Embora os usuários do plataforma não sejam o publico alvo da conferencia, o que foi demonstrado durante o evento dá ideais sobre o que vai estar disponível no futuro próximo.

Antes da conferencia começar a companhia Dropbox mostrou no seu próprio blog uma novidade especifica para a app de mensagens do Facebook, o FB Messenger. A app da Dropbox agora é integrada ao Messenger do Facebook; ao escrever uma mensagem, se selecionar o ícone de “mais” no canto inferior direito irá aparecer um menu em que Dropbox é uma opção, o Messenger automaticamente irá abrir o Dropbox (desde que o usuário tenha a app Dropbox no telemóvel e conta na mesma) e anexar a mensagem o que você quiser seja áudio, vídeo, foto, texto ou qualquer outra coisa. Se pode ser carregado para o Dropbox, pode ser partilhado por mensagem do Facebook. Dropbox integrado ao FB Messenger esta disponível imediatamente com a última atualização disponível.

Outras novidades demonstradas na conferencia incluem:

  • Uma camera de vídeo de 360º
  • Videos de sete segundos (à la Vine) como foto de perfil
  • Livestreams via Facebook
  • Postar citações direto para o Facebook
  • Capacidade de guardar conteúdos para mais tarde
  • O uso de Bots para o FB Messenger

Algumas destas já eram possíveis antes. A capacidade de trocar a foto de perfil por um vídeo foi introduzida ano passado mas este ano vão ser desenvolvidos programas para fazer o processo mais fácil. Enquanto a capacidade de guardar conteúdos para mais tarde já estava disponível, a quatro anos, mas estava escondido em um submenu.

Os Bots são contas automatizadas de órgãos públicos que entregam conteúdos personalizados ao usuário. Por exemplo: uma pessoa pode adicionar a CNN a sua lista de contatos e com o tempo ela analisa as suas conversas e as paginas que vista online e envia artigos que acha que você pode gostar. Ou se uma loja tem um Bot pode fazer encomendas direto pelo FB Messenger. Os Bots não são novidade para outros sites, já são usados no Telegram, Kik e Snapchat.

Deixa um comentário