Maria Adelaide dos Santos: meio século de medicina

Maria Adelaide dos Santos comemora 50 anos ao serviço da comunidade penafidelense. Nasceu a 1 de dezembro de 1936 e licenciou-se em Medicina e Cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Foi a primeira mulher formada em Medicina do concelho de Penafiel e ajudou a fundar, em 1978, a Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde ainda exerce funções como médica.

Tem desempenhado relevantes funções ao serviço da saúde, nomeadamente na assistência à maternidade, assistência aos mais velhos, na prestação de cuidados médicos ao domicílio e na implementação das primeiras consultas de Planeamento Familiar em Penafiel.

Desde muito cedo descobriu o gosto pela medicina. “Não me lembra de querer ser outra coisa na vida. Talvez, o fato do meu pai ter sido uma pessoa doente – e a vontade de curá-lo – tenha sido um empurrão”. E ainda hoje acredita que a sua missão é melhorar a qualidade de vida e da saúde das pessoas.

Maria Adelaide confessa ainda que sente uma grande satisfação, enquanto profissional e enquanto ser humano, por ter ajudado a fundar a clínica mais prestigiada da região.

Deixa um comentário