São João no Porto: seis semanas de animação

As comemorações do São João, no Porto, começaram este sábado. Este ano, a programação conta com seis semanas de festa e atividades, mas também muitas novidades para atrair os portuenses e turistas.


O São João do Porto não se comemora só na noite de 23 para 24 de junho. Os festejos vão decorrer durante seis semanas repletas de atividades, pois são mais de 300 eventos, entre bailes, desfiles, concertos e regatas, que vão animar as ruas da cidade.

“Uma Festa única, numa cidade única”, é assim que a PortoLazer caracteriza a programação deste ano, que inclui diversas atividades. Nuno Lemos, administrador da PortoLazer, garante que este será “o melhor São João de sempre”.

As festividades arrancaram este sábado (21 de maio) com o festival de circo Trengo, uma colaboração PortoLazer/Erva Daninha, que vai animar os jardins do Palácio de Cristal até 19 de junho. São mais 15 espetáculos de arte circense (malabarismo, trapézio, equilibrismo) abertos ao público.

De 28 de maio a 1 de junho há a tradicional Festa da Criança, nos jardins do Palácio de Cristal. No dia 29 de maio, acontece o Mini NOS Primavera Sound. Na terceira semana de festejos começa o Serralves em Festa. O Festival Caixa Ribeira volta novamente à Invicta, a 3 e 4 de junho, com mais de 40 concertos, entre eles o de Ana Moura, António Zambujo ou Simone de Oliveira.

A quinta edição do festival NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade do Porto, decorre de 9 a 11 de junho e conta com a presença de vários artistas, como Sigur Rós ou Animal Collective.

A programação do São João este ano tem várias novidades. Na Estação de Recolha de STCP, em S. Roque, haverá diversos concertos organizados pela Rádio Festival. Na Praça D. João I e no Edifício Transparente irão estar ecrãs gigantes onde será possível ver os jogos do EURO2016.

No âmbito do concurso “Martelinhos de São João”, as 250 propostas de reinvenção do martelo de S. João irão estar expostas no Palácio das Artes, entre 10 de junho e 6 de julho.

No dia 12 de junho há a Corrida de São João, com partida no jardim do Passeio Alegre. De 16 a 19 de junho, nos jardins do Palácio de Cristal, realiza-se o “Porto Beer Fest”, uma feira de cerveja artesanal com alguns dos melhores cervejeiros do mundo. De forma a promover a cultura e a arte, de 17 a 19 de junho, acontece o Up Street Porto Mercado de Arte no Pavilhão Rosa Mota.

A associação Maus Hábitos vai realizar um workshop de produção de balões de fogo. No Edifício AXA, de 16 a 25 de junho, há uma exposição de balões de grande formato. Na noite de São João vão ser lançados 250 balões.

A 24 de junho acontece as Rugas de São João, que se inicia na Praça da Batalha e termina na Praça General Humberto Delgado. Este ano há os habituais concertos na Avenida dos Aliados, que conta com a presença dos Xutos e Pontapés (na noite de 23 para 24 de junho), da Banda Sinfónica Portuguesa (às 22h do dia 24 de junho), dos GNR (às 00h00 de 25 de junho) com mais de 120 elementos em palco, pois irão estar acompanhados pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. À meia noite do dia 24 de junho há o tradicional fogo de artifício.

O São João do Porto já é uma marca da cidade e traz para a rua milhares de pessoas. O investimento global deste ano é de 450 mil euros.

Deixa um comentário