Miguel Bombarda, a cultura dentro do Porto

É entre edifícios abandonados e galerias de arte que encontramos o Centro Comercial Bombarda (CCB), no Porto. Há quem não o considere um espaço comercial, mas sim um lugar recreativo onde todos os artistas têm lugar: até mesmo aqueles cuja principal arte é vender grandes fatias de bolo de chocolate, como é o caso do Pimenta Rosa. Afinal o que é a cultura de Miguel Bombarda?

Perpendicularmente à Rua de Cedofeita e em paralelo com a Rua do Breiner, encontramos uma recanto na cidade: Rua de Miguel Bombarda. Não tem destaque nos grandes guias turísticos mas marca o coração dos que a visitam. Artistas, músicos, intelectuais ou apenas apaixonados pela cultura. Miguel Bombarda é a convergência das diversas culturas – popular, erudita, de massas -, numa cidade marcada pelo tradicionalismo português. Na rua das artes – como é carinhosamente apelidada – tudo é transformado. Aqui: tudo é arte.

O lojista mais antigo desta rua, Fernando Santos, acredita que toda a energia refletida nas galerias de arte “acabou por se juntar numa artéria com um forte poder comercial, cultural, tornando-o o espaço num registo alternativo”. Foi o primeiro a instalar-se em Miguel Bombarda com uma galeria e há 24 anos que aposta em “novos artistas para realizarem as suas exposições. “São oportunidades que damos aos jovens artistas”. Para o dono da galeria Fernando Santos, “o mercado de arte funcionou, houve muito dinheiro, as casas estavam vazias a arte acabou por mexer com a vida das pessoas em termos da decoração e de toda a ostentação que começou a haver”. A peça mais cara que vendeu, à data desta reportagem, pertence aos inícios da atividade: um Tàpies – obra de Antoni Tàpies, pintor surrealista catalão -, por cerca de 300 mil euros.

Mercados tradicionais onde o consumidor – há quem prefira chamar de visitante – pode comprar ingredientes frescos, oriundos de pequenas hortas e sem tratamento químico; lojas de roupa confeccionada à mão – blusas, casacos, sapatos, calças – e de tamanhos únicos; e venda exclusiva de todo o tipo de chás: o CC Bombarda reúne vários espaços com alternativas de compra diferentes dos grandes centros-comerciais.

O CC Bombarda é um sítio diferente e exclusivo no qual a atmosfera boémia se mistura com o saber. 26 lojas ocupam o espaço repleto de design nacional, artesanato moderno e urbano.

Numa das zonas mais trendy da cidade, o CC Bombarda aproveita para presentear os visitantes com alguns luxos, nomeadamente: um jardim interior de bonsais, também disponíveis para venda. Transformando a natureza na melhor amiga dos livros e do jazz que se faz ouvir, o espaço tem ainda um museu com peças em estuque.

A Rua de Miguel Bombarda reúne várias galerias de arte da cidade do Porto – há quem a considere “a mãe das galerias” – e toda a exclusividade inerente a esta categorização, torna o lugar um centro único de cultura. Peças de autor, vintage, posteres e artefatos relacionados com o cinema são alguns dos objetos possíveis de comprar neste centro comercial. A missão é apenas uma: garantir um comércio honesto, justo e íntegro para todas as partes envolvidas.

Deixa um comentário