Artesãos fazem peças ao vivo no Prometeu Artesanato

A loja Prometeu Artesanato veio marcar a diferença na cidade do Porto. O factor novidade nesta loja é o facto de, os produtos serem feitos à mão e de haver a possibilidade de conhecer e ver quem cria e produz as peças que se encontram à venda neste espaço.

 

Hoje em dia, a cidade do Porto tem sido invadida por milhares de turistas. Segundo a página “Visit Porto.” baseada nos dados de INE (Instituto Nacional de Estatística), o ano de 2015 ficou marcado por ser um ano muito positivo no que toca ao turismo e à promoção internacional do Porto e Norte de Portugal como destino turístico. O mesmo, acrescenta que o ano de 2016 será também um sucesso, a nível de turismo na cidade.

A loja Prometeu Artesanato nasceu a pensar na cidade e tinha como objetivo dar a conhecer os seus produtos tipicamente portugueses. Esta loja encontra-se fixada em 4 pontos da Invicta: uma na Rua Mouzinho da Silveira nº 136, outra na Rua da Alfândega nº 7, outra na Rua de S. João nº 19 e por fim, uma na Rua Alexandre Herculano nº 355.

Nesta loja de artesanato, localizada na Rua Alexandre Herculano, podemos encontrar diversos produtos. Desde azulejos, carteiras de cortiça, barcos feitos em madeira, pequenas pontes inspiradas nas que existem na cidade do Porto, peixes feitos de pano de todos os tamanhos e feitios, bases para panelas feitas em cortiça e azulejos, postais, brincos, pulseiras e anéis feitos em estanho e ainda, pequenas lembranças mas todas elas feitas à mão. Os produtos regionais encontram-se, também, muito presentes na loja. Para além de tudo isto, os cheiros são também muito peculiares neste espaço. É possível sentir o cheiro a tintas quando se entra, o próprio cheiro da cerâmica, como também os cheiros provenientes dos fornos  enquanto a pintura é cozida. As cores que vemos em toda a loja, são também um fator atrativo para chamar a atenção das pessoas.

O que realmente diferencia esta loja de todas as outras de artesanato, é a possibilidade de contactar diretamente com os autores das peças exclusivas. Ricardo Ribeiro, o proprietário, afirma querer marcar pela diferença através da qualidade dos seus produtos “Poder ver o que eu tenho à venda a ser fabricado e produzido”. Este factor é o que mais surpreende e fascina os turistas, para além da beleza dos produtos. Vasco Pereira, visitou a loja e afirma “Adorei o espaço. Os azulejos, que eu acho que quando tiver umas poupanças vou pôr uma casa cheia deles. E o facto de os pintores estarem lá em cima a pintar ao vivo”.

Ainda dentro do espaço, é possível ver todo o processo por que passam as peças de cerâmica até chegar às mãos dos clientes. Manuel Gomes, um dos pintores conta-nos “O forno cose a pintura. O que só acontece em cerâmica. Estamos aqui no critério da produção tradicional, em que o forno depois de a pintura estar em cru vai cozer durante 24 horas. Só nessa altura o trabalho está pronto.”

Outra vantagem que a loja apresenta é que, para além de ser possível observar todo o processo, também se pode fazer encomendas no local.

É com esta inovação e grande variedade de produtos e cores que esta loja se tenta destacar no mercado. 

Deixa um comentário