Ir ao médico em modo Online

Ricardo Lopes tem 27 anos e está há quatro a trabalhar na Bélgica. É enfermeiro, e nem sempre a vida lhe correu de feição. Passou por momentos de angústia e inquietações que o levaram a procurar ajuda psicológica. É português e é na língua materna que encontra o conforto das palavras de quem o possa ajudar. Por isso sempre quis que o acompanhamento médico fosse na Língua em que pensa e sente,  na que encontra a máxima compreensão.

Não podendo submeter baixa médica, nem tirar férias até que o mau estar psicológico esteja ultrapassado, teve mesmo de socorrer-se de várias consultas online, via Skype, com o psicólogo da família, o único em quem confia.Esta tecnologia ao serviço dos doentes permite quebrar barreiras, pois o acompanhamento digital do paciente estabelece uma ligação empática entre terapeuta/utente.

Foi um processo crucial para hoje me encontrar em pleno”, confessa. “Não só escolhi o profissional em quem confio, como as novas tecnologias permitem um contacto à distância tão real e assistido quanto uma consulta ao vivo num consultório. E acrescenta: ” Tive a facilidade de a consulta ser coordenada com o meu horário de trabalho, o que talvez, se estivesse em Portugal, já não conseguiria agendá-la, pois o consultório estaria encerrado.”

O Ricardo é um de muitos exemplos de pessoas que integram os benefícios das tecnologias para o seu dia a dia. Pesquisar os sintomas antes de ir ao médico, marcar as consultas online, enviar mensagem antes de pensar ir às urgências e receber receitas por email são procedimentos que começam a fazer parte da rotina de um número cada vez maior de pessoas. Estas práticas são ainda mais comuns em problemas do foro psicológico e manifesta-se sobretudo em jovens e adolescentes.

Bárbara Ramos Dias, psicóloga clínica explica que “a prática clínica tem demonstrado cada vez mais que a psicologia é procurada através da Internet. As consultas por Skype, mensagens de WhatsApp ou Messenger são já uma constante na vida de muitos psicólogos e eu não sou exceção.”

A profissional refere ainda que as patologias que são atendidas com maior frequênciavariam entre crises de ansiedade, ataques de pânico, perturbação do sono, stress e baixa auto-estima.” Como são ocorrências que não precisam de nenhuma intervenção médica física como apalpar, auscultar ou fazer exames, por exemplo, e apenas o diálogo soluciona os problemas, são as situações mais propícias a acontecer.

Os pacientes que mais atende são adolescentes pois “ esta é uma forma de quebrarem o medo de irem a uma consulta com um psicólogo.”

Dias Ramos explica ainda que a geração atual é alvo de situações de pressão que podem conduzir a transtornos do foro psicológico. “Estamos a falar de uma geração que sofre cada vez mais de bullying e que encontra nestas plataformas uma maneira de confrontar os seus problemas sem ter necessidade de o fazer cara a cara”, realçando também que  “ajuda muitos jovens a conhecerem as suas competências, de modo a que o stress seja um aliado e não um fator destrutivo. “

 

Vantagens Consultas Online

É acessível à maior parte das pessoas que normalmente não têm possibilidade de recorrer a ajuda profissional por impossibilidade de deslocação, de tempo ou de meios económicos.

Permite um contacto terapêutico mais frequente e flexível.

Permite atendimento personalizado, sem esperas e com flexibilidade de horários.

Desvantagens Consultas Online

Empobrecimento dos meios de comunicação não verbal que presencialmente são um importante veículo de comunicação.

Se o atendimento à distância não tiver a imagem da pessoa com quem se está a falar perde-se o fio condutor da consulta. A imagem permite captar reações, ao passo que uma consulta só de áudio, via-email ou chat não deixa o paciente transparecer todos os sinais para que o médico faça o correcto diagnóstico.

Não permite tratar todo o tipo de patologias. Só as de tratamento do foro psicológico.

 

Sites de Consultas Médicas Online

ConsultaClick.com

Este site de marcação online de consultas de saúde, permite uma pesquisa por entre as 50 especialidades médicas disponíveis, zona do país e acordos com seguradoras. Possibilita a visualização do perfil do médico, a disponibilidade de horário, os comentários de outros pacientes, bem como pode fazer a marcação da consulta.

 

Mylinkedcare.com

Permite fazer um registo da atividade física, peso e pressão arterial do utilizador, com alertas quando estão fora dos valores recomendados, bem como pesquisar médicos por especialidade ou parceria com um determinado seguro de saúde. É permitido, ainda, marcar consulta presencial e comunicar com o médico, para tirar dúvidas online através de videochamada.

 

Doctorhome.pt

Uma plataforma portuguesa que pretende facilitar a relação entre o médico e o paciente, pois este último pode colocar questões de saúde não urgentes a médicos das mais de 40 especialidades disponíveis. Também permite comunicar por videochamada com os especialistas, marcar consultas e solicitar consulta ao domicílio.

 

Aplicações

Enforcing Kids

Para consultar no telemóvel e destinada a pais e educadores de crianças com autismo, esta aplicação móvel, criada por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pretende ser um complemento gratuito às sessões de terapia em consultório, permitindo que, em casa, as crianças continuem a treinar o desenvolvimento das competências em que têm mais dificuldades.

Exsmokers iCoach

Uma aplicação que funciona como ajuda para quem pretende deixar de fumar. Uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece um programa gratuito e personalizado para deixar o vício. Com um acompanhamento diário, inclui um botão de pânico para os momentos de maior ansiedade.

MyHealthPass

Assistente de viagem que, mediante um pagamento, permite o contacto com profissionais de saúde quando não domina a língua do país em que se encontra, dando a possibilidade de explicar através de texto ou imagem aquilo que está a sentir. Esta é a app ideal para quem se preocupa com questões de saúde em viagem.

Pregnancy Calcutator

Aplicação paga que permite calcular a idade gestacional, a data provável de parto e determinar o intervalo de datas ideal para a realização das ecografias, análises sanguíneas e o rastreio bioquímico durante a gravidez, de acordo com as normas de orientação clínica da Direção Geral de Saúde.

 

Deixa um comentário