“Identity in crisis” no Porto

International Student Poster Competition é o nome da competição que dá vida a temáticas de cariz social, envolvendo os estudantes de várias universidades. A Universidade Lusófona do Porto, através da licenciatura de Design de Comunicação e em parceria com a Plakart – Associação de Designers Gráficos da Macedónia, organizaram a exposição dos 50 posters finalistas da competição – possível de conhecer na estação de metro de S. Bento, Aliados e Marquês.

A exposição foi inaugurada a 18 de maio e foi marcada pela conferência do Presidente da Plakart, Gere Posterov. Mas também Jorge Silva, da Silva Designers e Miguel Neiva, da ColorADD, estiveram presente para homenagear os aspirantes a designers que encontram nesta competição – que já conta com a nona edição – uma oportunidade de explorar temáticas sociais. Desigualdade de género, racismo, xenofobia: tudo tem lugar num concurso onde o limite é não haver qualquer limite social.

“Identity in Crisis” (identidade em crise) é o tema deste ano que, segundo nos conta Gere Posterov, aborda “desafios globais que a atual sociedade enfrenta associados à etnia, cultura, religião, idade, identificação sexual e segregação”. Foi com este mote que “os estudantes participantes deram asas à criatividade e trabalharam este tema sob a forma de pôster, perspectivando sensibilizar o público para esta problemática”.

Mónica Soares, estudante finalista da licenciatura de Design na Universidade Lusófona do Porto, encontra-se entre os 50 finalistas. Reconhecendo o “orgulho no trabalho de equipa que houve por detrás desta vitória”, a jovem de 20 anos partilha o lugar com a estudante Ana Reis que também foi finalista na oitava edição da competição.

Deixa um comentário