Adotei um animal e agora?

Existem cada vez mais animais sem proteção. Mas é necessário mostrar que todos têm direitos, principalmente o direito à vida, ao respeito e a um lar. Para isso existem várias Associações para adotar os patudos, como é o caso da Aanifeira.

Uma adoção responsável é um ponto fundamental para acolher um animal no seu novo lar. Não basta só adotar, mas sim cuidar dele. Segundo Ângela Quaresma, uma das responsáveis da Aanifeira, “a adoção deve ser um ato de muita consciência e não algo que seja por moda ou porque é o aniversário de alguém e então vou dar um cão ou gato bebé, mas depois crescem e já deixam de ser fofinhos”.

Existem “exigências” que devem ser postas em prática, porque afinal estamos a falar de seres vivos. E quem não tem “paciência, tempo, dinheiro, sim, porque hoje é necessário termo dinheiro para tratar um animal caso o mesmo fique doente e são coisas que não saem baratas”, não possui as “qualidades necessárias e as condições gerais” para adotar um animal.

 

Mas afinal qual é a missão da Aanifeira?

Quando um grupo de pessoas se junta em Santa Maria da Feira para pôr em prática todas as ideias e vontades para proteger os animais, o resultado é este. Uma associação que tem como principal objetivo “ajudar animais abandonados a ter um lar decente onde os respeitem e os amem para a vida toda”. A missão passa também por sensibilizar a sociedade em geral, mas sempre tendo em conta “a juventude, para a questão dos maus tratos e abandono animal, bem como a necessidade de esterilizar e castrar animais para se controlar a população animal, principalmente felina e canina”. A esterilização pode ser feita a partir dos seis meses. A associação faz questão de esterilizar os animais, vaciná-los e ainda colocar o chip. Mas se “saíram antes dos seis meses, quando fizerem os seis meses voltam para que façamos a esterilização/castração”, afirma Ângela Quaresma.

 

Que tipo de donativos a Associação aceita?

A Aanifeira aceita todo o tipo de donativos que estiverem dispostos a dar. Seja em género, como “ração seca para cães e gatos adultos e bebés, bem como material de limpeza, mantas, etc.” ou numerário “que pode ser doado através de transferência bancária ou dirigindo-se à Aanifeira”.

Para além disto, ainda pode tornar-se sócio “15.00€ por ano” ou apadrinhar um animal “5.00€ por mês”.

Mas já pensou no carinho que estes animais precisam? Nas brincadeiras que não tiveram? Porque não tornar-se voluntário? “É muito importante ser voluntário”, revela Quaresma.

 

Se detetarem que um animal está a ser mal tratado, o que devem fazer?

“Quem presenciar maus tratos ou abandonos deve ligar para o SEPNA 808200520 e também avisar o veterinário municipal para que as autoridades possam fazer valer a Lei que já condena esses atos e cuja pena pode ir de seis meses até um ano de prisão”, declara Ângela Quaresma.

 

 

Aanifeira:

Morada: TV das Bocas – Zona Industrial de Mosteirô

Feira, Aveiro, Portugal

Contactos: 934703277 / 256106323

aanifeira@aanifeira.pt

http://www.aanifeira.pt/

Horário: Segunda-feira a Sexta-feira – 09:00h às 19:30h

  Sábado: 09:00h às 17:00h

  Domingo: fechado

Deixa um comentário