Museu das Marionetas dá vida a personagens

É na rua de Belomonte, na cidade do Porto, que podemos encontrar o Museu das Marionetas. Um museu que promete fascinar os amantes pelas marionetas e apaixonar todos os visitantes. Neste espaço, podemos manipular marionetas, ver exposições e perceber como é construída uma personagem.

“O museu faz parte da companhia do teatro de marionetas do Porto”, quem o diz é Shirley Resende que é uma das atrizes da companhia de teatro. O espaço fundado em 2013 foi “um sonho de João Paulo Seara Cardoso”, que abriu inicialmente na rua das Flores e em 2016 passou a ter sede na rua de Belomonte. “As marionetas que estão no museu são utilizadas”, em primeiro, nos espetáculos e depois expostas e partilhadas ao público.

É de salientar que o “teatro de marionetas do Porto surgiu em 1988” e pretende mostrar espetáculos através de “fantoches populares portugueses”. Algumas das peças de teatro apresentadas por esta companhia “são criadas de origem pelo seu fundador”, João Seara Cardoso, e outras são “adaptadas de histórias já conhecidas”.

Shirley Resende enumerou alguns dos espetáculos que estão em exposição, salientando “o teatro Dom Roberto, o Joanica Puff, Alice no País das Maravilhas, o Pulgarzinho, o Lobo Diogo e o Mosquito Valentim, Cabaret Molotov e os Encantos de Medeia”.

As marionetas muitas vezes ganham vida e saem do museu para pisar o palco. Shirley apontou alguns dos locais por onde passam as personagens. Alguns dos exemplos de localidades portuguesas para onde as marionetas se deslocam são “Lagos, Maia e Porto”.

Os visitantes são surpreendidos por um “espaço de manipulação” onde cada um pode “dar asas à sua imaginação”. Assim têm a oportunidade de “criar uma história própria” com as marionetas que estão ao dispor. Quem visita o espaço, com um custo de dois euros, também tem a possibilidade de fazer uma “visita guiada”. Desta forma conseguem perceber “como é construída” uma marioneta, “como é que funciona” e algumas curiosidades.

 

Informações úteis

Site: http://marionetasdoporto.pt/companhia/

Morada: Rua de Belomonte 61, 4050-262 Porto, Portugal

Contacto Telefónico: 220 108 224

Email: museu@marionetasdoporto.pt

Horário: 11h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00

Preço de entrada: 2€

Deixa um comentário