Design marca Urban Market na Praça das Cardosas

Situado no Porto, o Urban Market marca presença mensalmente na Praça das Cardosas. Organizado pela Portugal Lovers, Cintia Woodcok e Filipa Moredo decidiram pôr em prática tudo aquilo que aprenderam na faculdade sobre marketing e publicidade. O local enche-se por três dias de várias barraquinhas onde o “conceito é completamente diferente do habitual”.

O design acompanhou desde o início, há quatro anos, o Urban Market que conta com 52 projetos criativos. Foi pelas mãos das criadoras da Portugal Lovers que o mercado começou a ter expectativas maiores do que aquelas que “estavam previstas”. Segundo Cintia Woodcock, o objetivo passa por “pegar em quem precisa de ser lançado e ser conhecido no mercado, de forma a ajudá-los a crescer”. Foi assim que este mercado ganhou vida.

Se haviam várias feiras espalhadas pela cidade do Porto, Cintia e Filipa procuraram trabalhar “um nicho que não estava explorado”. Tudo isto ligado ao design, à arte e à joalharia, nunca esquecendo “os eventos temáticos que fazemos para promover causas como o cancro”, afirma Woodcock.

O conceito da Portugal Lovers, sempre focado no design, mostra que os espaços escolhidos “são pensados e idealizados para o Urban”, revela Filipa Moredo. Por exemplo, no local não são permitidas toalhas a “nível de exposição”. Cada barraquinha tem de encontrar uma forma original para colocar os seus produtos, uma “exposição mais ampla, ou seja, é uma questão de puxar pela criatividade”, declara Moredo. Assim, é uma forma de os visitantes, maioritariamente turistas, olharem para o mercado de uma forma mais apelativa e valorizarem “o trabalho dos criativos”.

No Urban Market é possível encontrar diversos tipos de design. “Design de ilustração, joalharia, design de moda, brinquedos de madeira, artistas/pintores. A ideia é que tenham um conceito definido e que queiram crescer para se lançarem no mercado”, destaca Cintia Woodcock.

Mas não é só de barraquinhas que o Urban Market é feito. Existem várias atividades que complementam o espaço, “concertos, música. Temos várias playlists consoante a hora do dia”.

Deixa um comentário