Métodos contracetivos: Sabe o que é o adesivo?

O estudo “Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal” realizado pelas Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Sociedade Portuguesa da Contraceção indica que as mulheres portuguesas estão cada vez mais informadas sobre os métodos contracetivos que existem. Mas será que têm conhecimento dos vários contracetivos e da sua utilização? O que é o adesivo contracetivo?

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia e a Sociedade Portuguesa da Contraceção consideram, no estudo anteriormente referido, a contraceção como um dos pilares do planeamento familiar. “Permite evitar a gravidez indesejada e possibilita aos casais viver a sexualidade de uma forma mais gratificante e segura”. Em Portugal, e de acordo com a legislação em vigor, tanto as consultas de planeamento familiar como os métodos contracetivos são gratuitos para os utilizadores dos serviços públicos de saúde.

Entre diversos métodos contracetivos temos o adesivo que é constituído por outro adesivo fino e liberta um fluxo sucessivo de hormonas que são transferidas “através da pele para a corrente sanguínea”.

Como utilizar? É fundamental abrir a bolsa de alumínio sem usar tesouras e é necessário retirar cuidadosamente da bolsa. Os adesivos são colados à “parte interior da bolsa

” e por isso é preciso ter atenção para não mover a capa protetora transparente. De seguida coloca-se o adesivo na pele e pressiona-se durante dez segundos, de forma a ficar bem colocado. O adesivo não pode estar em contacto com roupas justas e tem de ser colocado com a pele seca, sem pêlo e limpa. Mas como atuar em caso de iniciação da utilização do adesivo? A tabela abaixo indica quando é que o contracetivo deve começar a ser utilizado. O método de barreira, identificado na tabela, refere-se ao preservativo. Nos primeiros sete dias de utilização do adesivo deve ser assegurado o uso de preservativo. Nos ciclos seguintes, o adesivo serve como proteção contra a gravidez.

Fonte: http://www.contracecao.pt

Quando utilizado pela primeira vez é necessário esperar até ao dia da menstruação.
O primeiro adesivo deve ser colocado nas primeiras 24 horas de menstruação.

Que benefícios podem ser encontrados neste método contracetivo?

    • O adesivo é um contracetivo utilizado semanalmente;
    • Relativamente à pílula há uma menor possibilidade de esquecimento;
    • No caso de vómitos e diarreia, a qualidade do método não é posta em causa;
    • Não interfere nas relações sexuais;
    • Segundo a infarmed, o medicamento tem “uma eficácia que corresponde a 99%”.

 

 

Apesar dos benefícios, o uso do adesivo não é recomendado em alguns casos, nomeadamente nas mulheres que apresentam, por exemplo: cardiopatias (doenças que afetam o coração), hipertensão arterial, doenças do fígado, diabetes com complicações vasculares, mulheres fumadoras com idade superior a 35 anos, e mulheres com excesso de peso.

 

Algumas apps para controlar o ciclo menstrual:

  • Clue Calendário do ciclo menstrual e ovulação
  • Calendário do Período
  • Flo Calendário Menstrual

Deixa um comentário