Pílula do dia seguinte e os seus cuidados

A Pílula do Dia de Seguinte (PDS) é considerada um método contracetivo de emergência. No entanto, é de ressalvar que não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, nem evita uma gravidez. Para estas situações, as mulheres devem recorrer a outros métodos de contraceção, nomeadamente preservativo. Segundo Mary Gonçalves, uma jovem enfermeira, de 26 anos e natural da Madeira, a pílula do dia seguinte “só deve ser tomada em caso de suspeita de gravidez”. Desta forma evita-se que haja uma “gravidez indesejada”.

O que é a Pílula do Dia Seguinte (PDS)?

É um medicamento que contém uma elevada concentração hormonal e que pode tornar-se “agressiva”, por causa dos efeitos que faz no corpo da mulher, nomeadamente “perda de sangue”. A PDS tem muitos requisitos e as pessoas devem ter o máximo de atenção e cuidado e só tomar em “último recurso”. No entanto, deve ter sempre recomendações de um especialista, nomeadamente, um “médico ou ginecologista”. É de salientar que este não é um “método de aborto” e que a medicação não é 100% eficaz.

Quem pode usar esta medicação?

Esta medicação não precisa de receita médica, por isso está ao alcance de qualquer mulher. Daí advém um dos grandes problemas, que é o facto de “qualquer adolescente” conseguir “comprar e tomar”, sem saber os efeitos e os “riscos que está a correr”. Mary Gonçalves afirma que muitas “adolescentes tomam a PDS sem pensar e sem pedir a opinião, e muitas vezes acabam nas urgências com grandes hemorragias”. Mas tendo o conhecimento das vantagens e desvantagens, “qualquer mulher pode tomar, desde que não esteja num estado de gestação avançada”.

Quando se deve tomar a PDS?

Uma mulher “deve tomar a pílula do dia seguinte o mais rápido possível”, a seguir ao ato sexual, para que o efeito da medicação seja mais eficiente e para que a probabilidade de gravidez seja reduzida. Desta forma, a mulher deve tomar a PDS antes de completar 72 horas após a relação sexual.

Como é que funciona?

A pílula do dia seguinte não tem uma forma exata de funcionar. Tudo depende do organismo e da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra. Assim, a medicação pode servir para:

  • Impedir a implantação do óvulo fecundado na parede do útero;
  • Atrasar ou impedir a ovulação;
  • Aumentar a viscosidade do muco vaginal, para assim dificultar a chegada do espermatozoide ao óvulo.

Quais as recomendações?

A pílula do dia seguinte deve ser “utilizada o menor número de vezes”. Quanto menos usar, mais efeito vai fazer. Por isso, o aconselhado é “não tomar mais de uma vez por mês”, “nem mais de três vezes por ano”. Outras das recomendações é “não tomar esta medicação durante o tempo de gestação”. Quando estes valores e regras são desrespeitadas, a saúde da mulher fica alterada e pode originar “cancro ou problemas numa futura gravidez”.

Que sintomas podem aparecer depois de utilizar a pílula do dia seguinte?

A mulher pode ou não ter reações quando toma a PDS. Tudo depende de quando e como a usa e do seu organismo. No entanto,  nos sintomas mais frequentes são:

  • dores de cabeça
  • náuseas
  • cansaço
  • dores no peito
  • sangramento
  • diarreia
  • irregularidades do ciclo menstrual

O que fazer depois de tomar a PDS?

Embora a mulher utilize a pílula do dia seguinte, esta deve continuar a usar o seu método contracetivo normal, seja a pílula contracetiva, preservativo feminino ou masculino, adesivos ou anéis vaginais. Só assim conseguirá impedir e evitar a gravidez e proteger-se e prevenir-se das doenças sexualmente transmissíveis.

 

Para mais informações:

  • Marque uma consulta ou entre em contacto com o seu ginecologista ou médico de família
  • Consulte os seguintes sites:
  1. http://www.apf.pt/metodos-contracetivos/contracecao-de-emergencia
  2. http://www.saudereprodutiva.dgs.pt
  3. https://www.121doc.com/pt/pilula-dia-seguinte
  4. https://www.euroclinix.net/pt/contracepcao-de-emergencia/pilula-dia-seguinte

1 comment

  1. yeezy shoes 15 Dezembro, 2017 at 21:59 Responder

    My spouse and i ended up being very delighted Jordan could conclude his analysis out of the precious recommendations he grabbed in your web page. It’s not at all simplistic just to be giving away guidelines which the rest might have been trying to sell. And we also remember we’ve got the website owner to appreciate for this. The specific illustrations you made, the straightforward blog navigation, the relationships you can make it easier to create – it’s everything sensational, and it’s really letting our son in addition to our family do think the topic is entertaining, and that’s wonderfully serious. Thank you for the whole thing!

Deixa um comentário