#NemMais1MinutodeSilêncio – Na luta para a eliminação da violência contra a mulher

Hoje, dia 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e em Portugal foi celebrado com uma marcha e em Lisboa contou com a presença das M nistras da Justiça e da Presidência.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, em Portugal, no ano de 2016, cerca de 80% das pessoas que reportaram ser vítimas de violência doméstica eram mulheres e o Observatório das Mulheres Assassinadas / UMAR, também em 2016, afirma que 22 mulheres foram assassinadas no seu seio familiar.

A Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que 35% das mulheres, à escala mundial, já foram alvo de violência doméstica ou sexual em algum momento das suas vidas.

Lisboa, Porto, Leiria, Coimbra e Angra do Heroísmo foram as cidades que acolheram esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério Público, a Associação Portuguesa de Apoio à  vítima (APAV), a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a Capazes, a Associação de Mulheres contra a Violência e a Liga Portuguesa de Futebol.

No âmbito da participação da Liga Portuguesa de Futebol, os primeiros nove jogos, compreendidos entre 24 e 28 de novembro, iniciar-se-ão com um minuto de silêncio.

A campanha #NemMais1MinutodeSilêncio disponibiliza um número de telefone – 800 202 148.

 

 

 

 

 

 

Deixa um comentário