Porto por todos e todos pelo Jazz

O Porto já abriu as portas aos músicos, estudantes e ouvintes de jazz. É a oitava vez consecutiva que a associação Porta Jazz tem a oportunidade de partilhar o gosto pela música com o público portuense.

O festival começou no sábado, dia 2 de Dezembro, e terminará na próxima semana, dia 9. A Casa da Música, o Teatro Rivoli, a Faculdade de Engenharia da Cidade do Porto (FEUP), o Passos Manuel e a Sala Porta-Jazz– sede da associação- são os palcos deste festival. O Conservatório de Música do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) são também locais escolhidos pela associação para encontros e oficinas.

 

O Festival Porta-Jazz é uma coletânea de projectos realizados por jovens músicos pertencentes à associação Porta Jazz. Alguns destes trabalhos contam com colaborações internacionais e de outras regiões do país. A agenda do festival compreende concertos, lançamento de álbuns, workshops, oficinas e jam sessions. Durante esta semana, o Porta-Jazz conta com uma programação de 17 concertos tanto estreias como parcerias artísticas. Nesta edição atuam 70 músicos profissionais, 20 dos quais são estrangeiros.

 

O festival arrancou este fim de semana na Sala Porta-Jazz (dia 2) e na Casa da Música (dia 3), respetivamente, com destaque para o quarteto The Nada e o lançamento do disco “Analog” dos Coreto. Também dia 3, o Conservatório de Música do Porto reuniu várias escolas de Jazz do Porto para uma oficina e concertos combo. Amanhã, dia 5, o Passos Manuel recebe a banda ibérica Mirrors, assim como a ESMAE terá um workshop com Verxilio da Silva e uma Jam Session. Dia 6, a FEUP contará com Ariel Bringuez Quarteto. Nos dias 7 e 8, o Rivoli convida Gomes/Rosado/Monteiro e AXES, respetivamente. Já no dia 9, o festival encerra com um retorno à sala Porta-Jazz, situada nos Aliados, com a estreia dos discos “Lascas” de Bode Wilson e “Origens” de Ricardo Formoso.
Os bilhetes encontram-se disponíveis nas respetivas salas de espetáculo num valor de cinco euros a sessão, única ou dupla. Os associados da Porta Jazz têm acesso gratuito ao festival.

 

Para consultar a agenda do festival Porta-Jazz, clique aqui.

 

Deixa um comentário