Oftalmologista português na lista dos mais influentes a nível mundial na área da saúde

João de Deus, oftalmologista português, faz parte da lista das 100 personalidades “mais influentes da saúde a nível mundial”. É o único português a receber a distinção.

A Ordem dos Médicos divulgou recentemente que o galardão de “Personalidade Mais Influente do setor da Saúde” na categoria ‘Associações e Federações’ foi entregue a João de Deus. No próximo ano vai ser o responsável por coordenar na Europa a fundação de uma escola de formação em liderança clínica.

Mas a liderança não é o único campo em que João de Deus chama à atenção. Destacou-se pelo trabalho que desenvolveu sobre a transferência de tarefas médicas para outros profissionais de saúde (‘task shifting’), tendo desenvolvido vários estudos sobre esta temática. No entanto, na visão do médico considera que esta transferência de tarefas, “comporta riscos”.

O oftalmologista admite ter ficado surpreendido com a atribuição de um dos prémios nas 10 categorias das 100 personalidades mais influentes do mundo, no entanto realça que essa distinção é o resultado de trabalho árduo, não só dele mas de toda a sua equipa e da Associação Europeia dos Médicos Hospitalares, bem como a Ordem dos Médicos.

Entre os “100 Mais Influentes” surgem nomes como Melinda Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates e Yoshinori Ohsumi, Nobel da Medicina de 2016.

A Medicina portuguesa dá assim mais um passo no desenvolvimento cientifico, onde parece estar a ganhar cada vez mais espaço.