Hackers roubam 54 milhões de euros em Bitcoins

54 milhões de euros foram roubados por um grupo de Hackers. O alvo deste ciberataque foi a NiceHash, uma empresa com sede na Eslovénia. Uma firma que possibilita a junção de vários utilizadores online que têm com objetivo validar transações para que possam ganhar as suas bitcoins. Esta atividade é conhecida pelos internautas como “mining”

O diretor de marketing da empresa Andrej Skraba diz que este roubo se trata um assunto de extrema urgência e preocupação levando o próprio a tomar medidas e a dar conta do sucedido às autoridades. O diretor pediu ainda a todos os utilizadores que troquem as suas palavras-passe enquanto o problema é investigado e solucionado.

A NiceHash procura desde 2014 pessoas que possam ceder a capacidade de processamento e energia dos seus computadores aos chamados “mineiros” de bitcoins.

Uma das formas de adquirir um maior número de bitcoins é validar um bloco de transações para o adicionar à blockchain, a base de dados onde se distribuem as bitcoins. O computador que em primeiro lugar validar um bloco de transações é premiado com novas bitcoins. Para que isto seja possível é necessário que o utilizador possua uma grande capacidade ao nível da computação.

Esta notícia surge numa altura em que estava planeado um lançamento de um novo sistema de contratos de futuros de bitcoins nos EUA. Seriam contratos que iriam dar aos investidores a possibilidade de comprar e vender determinadas quantidades de bitcoins numa data futura.

Alguns bancos de Wall Street não se mostraram de acordo sobre a introdução desses futuros contratos na bolsa. Existem algumas dúvidas que o sistema financeiro consiga funcionar devido à grande volatilidade da bitcoins.

O ataque, todavia, não abalou a confiança no mundo digital. Isto porque por exemplo esta quinta-feira, o valor de cada bitcoin estava entre os 14 mil e os 15 mil dólares e no início do ano valia menos de mil dólares, ou seja, verificou-se em pouco tempo uma clara valorização da moeda digital.

 

Deixa um comentário