Como prejudicar a saúde de um Smartphone?

Ao contrário dos primeiros telemóveis que duravam “anos indeterminados”, hoje o prazo de validade de um Smartphone aparenta ser cada vez mais reduzido. Existem alguns erros cometidos pelos seus utilizadores e que contribuem para essa realidade:

1) Carregadores de “marca branca” ou alternativos.

A utilização de carregadores de outros fabricantes, como os de “marca branca” podem danificar o aparelho. Mas por que razão esses carregadores não são os mais adequados? Estes não possuem os mecanismos de segurança necessários para proteger um Smartphone. Essa ferramenta só está ao alcance dos carregadores originais. Os carregadores de “marca branca” provocam alterações de energia e aquecimento, sendo essas as principais causas para os danos causados no dispositivo.

A bateria do telemóvel acarreta com os estragos dos carregadores indevidos. Tal atitude por parte do consumidor ajuda a que o telemóvel nem sequer consiga reter a carga efetuada. O mesmo é dizer que a partir de um determinado momento o consumidor escusa de tentar carregar o seu telefone porque não o irá conseguir.

A boa notícia é a danificação da bateria só acontecer se o uso do carregador alternativo não for frequente. Em caso de emergência- à partida- não haverá nenhum problema.

2) Evitar o carregamento do telemóvel durante a noite.

Um hábito que pode trazer prejuízos a médio longo prazo para a “saúde” do aparelho.  Durante a noite, o Smartphone carrega mais horas que as necessárias, o que traz energia em excesso.  Desta forma, o dispositivo atinge um estado de alta tensão que conduz a um “cansaço” da bateria e torna o funcionamento do telefone menos eficaz. O ideal é carregar a bateria durante o dia. Para evitar quaisquer constrangimentos, surgiram os carregadores portáteis. Essa ajuda é preciosa, no sentido, em que muitas vezes estamos na rua e ficamos sem poder usar o nosso telemóvel, por vezes, em situações de extrema importância. Todavia, é uma ajuda que também pode significar o fim de um telemóvel…

3) A utilização frequente de carregadores portáteis.

Os carregadores portáteis possuem voltagens superiores ao normal que colocam o Smartphone em sobreaquecimento. Portanto, continuar a conviver com o azar de ver a bateria a desligar-se nas alturas menos convenientes parece ser a melhor solução para evitar problemas maiores no futuro.

4) Manusear o telemóvel durante o carregamento.

Mais uma vez, por questões de aumento excessivo da temperatura do dispositivo, este é um hábito a evitar. Recomenda-se que deixe o telemóvel repousar. Só assim este poderá viver mais e melhor.

 

 

Deixa um comentário