“ÉsCultura18”: um ano de cultura grátis para os novos adultos

Segundo consta no Diário da República, foi publicado o diploma que afirma o acesso gratuito anual a museus, teatros nacionais, palácios, equipamentos e atividades tutelados pelo Ministério da Cultura.

A medida é destinada a todos os jovens nascidos em 2000 e insere-se no novo projeto “ÉsCultura18”, apresentado a 16 de abril, sendo válido até abril de 2019.

Este projeto, da autoria de João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso, foi um dos vencedores do Orçamento Participativo Portugal 2017, e, segundo o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, representa “uma oferta cultural muito variada, muito heterogénea e muito completa”, assim como conta “para a dessacralização no acesso à Cultura”.

A apresentação do “ÉsCultura18” teve lugar no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, onde se ficou a saber que, para aceder, basta apresentarem o cartão de cidadão. E, para consultarem a lista dos eventos e equipamentos a que têm acesso, está disponível uma lista no site criado para o projeto.

Os autores do projeto estiveram presentes na participação e, segundo declarações ao Expresso, João Pereira confessou que, enquanto participante “não esperava conseguir seis ou sete mil votos”. Mais do que isso, o próprio espera “desmitificar a ideia de que a cultura é um bicho papão”.  Por sua vez, Tiago Veloso acredita na Cultura como “o cimento que une a sociedade” e que esta oportunidade dada aos jovens é “um sinal que a Cultura conta para a vida.”

Durante um ano a cultura é aberta aos mais recente adultos, numa iniciativa que poderá ser novamente realizada em 2019.

 

Deixa um comentário