Bicentenário de Karl Marx

No dia em que se celebram 200 anos do nascimento do filósofo, sociólogo e jornalista Karl Max, o #Infomedia dá-te a cronologia daquilo que foi a vida do reponsável pelas bases teóricas do Socialismo.

Em Portugal, a efeméride foi celebrada em fevereiro pelo Partido Comunista Português (PCP) com a Conferência  II Centenário do nascimento de Karl Marx, que decorreu entre os dias 24 e 25, em Lisboa, na Voz do Operário. Já o Bloco de Esquerda promoveu uma conferência internacional dedicada ao bicentenário do nascimento de Karl Marx entre os dias 24 e 25 de março, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária.

Na cidade natal de Marx – Trier, na Alemanhã – o Departamento de Turismo está a aproveitar ao máximo o bicentenário, tendo criado uma nota de 0 € que brinca com as críticas de Marx ao Capitalismo. O souvenir já conta com uma impressão de mais de 20 mil exemplares.

Apesar de ser uma das figuras mais importantes do pensamento político, económico e filosófico da história da humanidade, e de ter dado nome e origem ao Marxismo, Karl Marx não ganhou muito dinheiro com as suas teorias e as suas publicações, tendo vivido na pobreza durante grande parte da sua vida. Vida essa, que o #Infomedia te dá a conhecer na seguinte cronologia.