A figura feminina do NBA

A National Basketball Association  é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte e agora, conta com um novo elemento feminino.

A NBA  é considerada a principal liga de basquetebol do mundo. A NBA é uma das 4 maiores ligas de desporto profissional na América do Norte. Os jogadores da NBA são os atletas mais bem pagos do mundo, por salário médio anual.

A liga foi fundada na cidade de Nova Iorque em 6 de Junho de 1946 e adotou o nome de National Basketball Association em 1949 quando se fundiu com a rival National Basketball League (NBL). Atualmente a liga é transmitida em Portugal pela Sport TV e pela NBA TV.

Existe alguma mulher na modalidade?

Becky Hammon vai ser a primeira treinadora a liderar uma equipa de NBA. Contudo, Becky não é nova na modalidade, fazendo com que a ex-jogadora e assistente de Gregg Popovich no San Antonio Spurs vai ser a treinadora da equipa do Texas no temporada de verão, em Las Vegas.

Apesar de ser um marco na modalidade, Becky Hammon afirma que este será apenas mais um desafio na sua vida desportiva:

“Nada na minha vida foi fácil. Eu sempre fui alguém que remou contra a maré. Eu gosto de desafios. Este é o desafio perfeito e a oportunidade perfeita”

Como atleta, Becky esteve presente em 16 temporadas na WBNA e foi selecionada para o All-Star Game – jogo amigável com os melhores atletas  durante o ano – seis vezes.  Mas o percurso de Becky não passou apenas pelos Estados Unidos. Em 2008, Becky Hammon foi medalhada nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Sob o comando de Becky, os Spurs estreiam-se contra os New York Knicks e serão utilizados jogadores mais jovens e da formação do clube. Apesar de ainda nenhuma melhor ter liderado uma equipa de NBA durante a época regular, a performance de Becky faz com que se abre uma porta para um novo futuro à competição.