Final da Liga de Basquetebol

A final do título nacional de basquetebol vai ser disputada entre a Oliveirense, que eliminou o Vitória de Guimarães, e o FC Porto que apurou-se na passada quarta-feira (06/06) frente ao Benfica.

A equipa de Oliveira de Azeméis foi a primeira a qualificar-se para a final após a vitória em Guimarães por 83-63, no terceiro jogo da meia-final. Os outros dois jogos venceu nas duas ocasiões, por 82-70 e 99-68, eliminando a equipa da cidade-berço de Portugal por 3-0. A Oliveirense já não se encontrava na final da eliminatória desde 2003.

Já a equipa dos “dragões” conseguiu ultrapassar o Benfica no pavilhão da Luz, no quinto e último jogo do play-off, que foi decidido no prolongamento com o resultado final de 90-96. Após o 2-2 em encontros anteriores, este era o jogo decisivo para as duas equipas.
No segundo tempo do último jogo da meia-final, o FC Porto chegou a estar a onze pontos (36-47) de diferença; esta foi uma noite fantástica por parte de Miguel Miranda que terminou como melhor marcador com um total de 21 pontos. Com um empate a 80-80 no quarto tempo, foi no prolongamento que o Porto voltou à carga e a jogar melhor mantendo uma vantagem por seis pontos até ao fim do jogo que permitiu a passagem da eliminatória. Apesar de os dados estatísticos estarem equilibrados, a equipa do Norte destaca-se na eficácia da linha dos três pontos (38% vs. 28%), nos ressaltos (40 – 34) e nos ataques rápidos (16 pontos contra nove).

A final do play-off , entre as duas equipas, realiza-se no dia 9 de junho – às 21h30 – no pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, para dar início à decisão do campeão nacional de basquetebol.

Horários (segundo o jornal O Jogo):

9 junho: Oliveirense – FC Porto: 21:30

10 junho: Oliveirense – FC Porto: 18:00

16 junho: FC Porto – Oliveirense: a definir

17 junho: FC Porto – Oliveirense: a definir

20 junho: Oliveirense – FC Porto: 21:30

Deixa um comentário