Sabia que a droga mais consumida em Portugal é cá feita?

Saiu um estudo esta semana no JN que informava que a Cocaína é a Droga mais consumida na Europa.  Segundo o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência (OEDT), em Portugal a droga mais utilizada é o Cannabis, mas discordo. Existe uma droga, tipicamente portuguesa, que é ainda mais consumida e que está a tomar proporções desmedidas no nosso país – o Futebol.

 

O Futebol sempre foi o desporto rei em Portugal e o que se tem vindo a passar nos últimos meses só tem ajudado a que se coloque no centro das conversa, dos noticiários e o assunto mais prezado da opinião publica. Uma autêntica pandemia. Tudo tem servido para encher a agenda de todos os noticiários e de todas as tablóides.

Aliás, quem é que nos últimos tempos já não está farto de ouvir falar de escândalos do Sporting, do Bruno de Carvalho, das claques, dos “diretores”, dos jogos fraudulentos e  dos pagamentos a árbitros e jogadores?  Parece-me justo dizer que a linha que separa um noticiário desportivo de um noticiário diário está mais do que apagada.  Acrescento ainda que as noticias se têm tornado numa competição para ver quem mais fala da bola. E porque não o haveriam de o fazer !? Ao lado do aumento do “show” que se tornou o futebol aumentam também as audiências, talvez agora entenda melhor o termo “show de bola“.

A comunicação social está viciada e os seus consumidores  não podem fugir da droga que é o futebol. Temos um país dependente desta pura droga lusitana. Resta-nos esperar para ver se o consumo vai, realmente, aumentar nos próximos meses com o Mundial na Rússia. Espero é que não se esqueçam que  o consumo em demasia de qualquer droga pode acabar em overdose.

 

Deixa um comentário