“O Quebra-Nozes”: um clássico do ballet russo no Coliseu Porto Ageas.

Fonte: Site Oficial do Coliseu Porto Ageas

A prestigiada companhia moscovita Russian Classical Ballet regressa a Portugal no dia 24 de novembro com uma interpretação liderada por Evgeniya Bespalova, que apresenta uma obra-prima do bailado clássico, O Quebra-Nozes – um dos três ballets que Piotr Ilitch Tchaikovsky compôs.

Estreado originalmente em dezembro de 1892 – em São Petersburgo, na Rússia – Quebra-Nozes baseia-se no conto infantil “O Quebra Nozes e Rei dos Ratos”, de E.T.A. Hoffman, com música de Tchaikovsky e coreografia de Mariu Petipa e V. Vainonen. A obra apresenta uma narrativa que estimula o imaginário e remete para o reino da fantasia.

Devido à sua temática – um sonho de Natal repleto de bonecos animados, um herói improvável e criaturas maléficas – o espetáculo é tradicionalmente encenado na época natalícia, e voltado para toda a família.

Com temas ilustres como “A Valsa das Flores” e “A Dança da Fada”, e uma extrema criatividade e originalidade na coreografia, O Quebra-Nozes continua a ser um dos espetáculos mais representados de sempre, sendo considerado uma obra-prima intemporal.

A Russian Classical Ballet tem como objetivo preservar a tradição do ballet clássico russo, apresentando dessa forma uma produção clássica, figurinos manualmente elaborados com detalhes luxuosos, uma cenografia realista, e um elenco de bailarinos graduados pelas mais conceituadas escolas coreográficas – tais como a de Moscovo, a de Novosibirsk ou as de São Petersburgo e Perm.

A companhia concilia a experiência de bailarinos internacionais com a irreverência de jovens talentos emergentes no panorama da dança clássica, fazendo de O Quebra-Nozes um imperdível para o público.

O espetáculo vai ter lugar no Coliseu Porto Ageas, no dia 24 de novembro (sábado), às 17h00 e às 21h30. O preço dos bilhetes varia entre os 15,00€ e os 33,00€, e os mesmos podem ser adquiridos através da internet ou no próprio Coliseu. A entrada é para maiores de 6 anos, e a atuação tem uma duração de 120 minutos.

 

 

Editado por: Daniel Dias.