Tratar o ambiente e a natureza como a nossa casa

Os alunos da Escola Básica de Recarei, na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Paredes, estão a aprender como se cuida do ambiente e da natureza. A biodiversidade é o tema de partida para dezenas de crianças.

Por todo o lado há atividades, na correria de uma escola que abre ao sábado: paredes a serem pintadas de figuras familiares às crianças – pelas mães, irmãs, primas, avós-, desenhos que ganham vida pela cor dos lápis – para mais tarde serem pendurados nas paredes-, livros de espécies aquáticas que se folheiam, caixas de matérias que são remexidas, e, até o velho Magalhães, entra para ajudar, na identificação de aves. Por entre blocos de madeira – uns a serem cortados e outros já num perfeito formato- os pais constroem pequenos ninhos. Dizem, eles, já ser um hábito a participação ativa da comunidade parental para fazer face aos desafios criados pelas docentes.

Por entre, todos estes cosmos de atividade surge uma voz guia, de uma intensidade carinhosa e já conhecida de todos, lá presentes: a professora Margarida Rodrigues, já com muitos anos, nesta casa e a principal impulsionadora de estratégias de preservação ambiental,  desenvolvidos com várias crianças.

O #infomedia foi conhecer esta escola que faz as crianças, tratar o ambiente e a natureza, como seus, de cuidar.

Deixa um comentário