A Aldeia do Pedro

A aldeia do Pedro está localizada na freguesia de Agilde, em Celorico de Basto, e é a mais pequena das redondezas.

Fotografia: @luiscarlos8181

Pedro Lemos sempre teve o sonho de construir em miniatura a aldeia da sua imaginação, e é desde criança que tem vindo a construir uma das maiores atrações turísticas da região.

“Quando tinha 9 ou 10 anos, eu começava a fazer casinhas em barro, pedras e madeira, em miniaturas, por brincadeira. Fazia uma casinha e às vezes vinha o mau tempo, escangalhava-se, e eu voltava a construir”, conta-nos o jovem artesão.

Pedro tem hoje 32 anos, e, através da sua persistência e dedicação, a sua aldeia conta com centenas de criações suas. O artesão não deixa de parte as igrejas e espigueiros, o cemitério, o castelo ou as casas senhoriais. Verdadeiras obras de arte trabalhadas detalhadamente, até ao mínimo pormenor.

Inspira-se no que vê ou na sua imaginação, e já construiu monumentos muito conhecidos, como, por exemplo, o Castelo de Guimarães e o Mosteiro de S. Gonçalo – que demoraram 2 anos para ser construídos.

O desejo de aumentar a sua coleção é grande: Pedro promete que as construções não se ficarão por ali e adianta que o Santuário de Fátima será um dos próximos monumentos a replicar e a adicionar à atração da aldeia de Agilde.

Fotografia: @luiscarlos8181

 

Editado por: Daniel Dias.

Deixa um comentário