Joana Vasconcelos volta a Serralves com “I’m Your Mirror”

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos estreou na passada segunda-feira, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto. Na conferência de imprensa realizada depois da visita, realçou que“é bom voltar aqui após 20 anos com uma exposição individual para mostrar como desenvolvi a minha obra”.

A exposição já havia sido apresentada no Museu Guggenheim Bilbau e fica agora em Serralves até 24 de junho. “I’m Your Mirror” inclui mais de 30 obras de Joana Vasconcelos, 14 das quais são novas.

Em Espanha, a artista apresentou peças como uma máscara veneziana com 2.5 toneladas, feita com 231 molduras de duplo espelho, e um anel solitário de três toneladas, a partir de 112 jantes de carro e 1.324 copos de cristal.

Vasconcelos afirma que o público vai poder ver e contactar com várias partes da sua obra.

“É uma exposição antológica no sentido em que acompanha os diferentes períodos da minha vida. Não é um só discurso ou um tipo de obras que existe dentro da minha obra maior, mas sim vários pontos de vista e vários ângulos.”

Questionada sobre as suas obras preferidas, Joana Vasconcelos admitiu que “Coração” e “Marilyn” são “indissociáveis” do resto do seu trabalho.

Na exposição, a artista plástica apresenta projetos em que esteve envolvida desde 1997 até à atualidade, juntando alguns dos seus mais distintos e emblemáticos trabalhos. O título da exposição presta homenagem à cantora Nico, voz da canção “I’ll Be Your Mirror”, dos Velvet Underground.

 

Deixa um comentário