MOMO: UM INCENTIVO À MORTE

O impacto da Internet e o poder que um jogo tem para persuadir as mentes mais jovens.

É bastante notório o domínio da tecnologia nos dias que correm, principalmente no quotidiano de um ser humano. São poucas as pessoas que vivem diariamente sem utilizarem um computador, tablet ou smartphone. E todos os cidadãos, enquanto usufruidores desta “tendência”, estão cientes da implicação que a tecnologia traz para o seu dia a dia, ainda  que o seu impacto difira de pessoa para pessoa.

O que falta aprofundar é de que forma esta tecnologia pode influenciar o estado psicológico do Homem, levando-o a cometer certas “loucuras”. Um exemplo disso é o jogo suicida Momo Challenge, a circular atualmente na Internet. O aparecimento das novas tecnologias afeta, sobretudo, a vida dos adolescentes, que passam a maior parte do seu tempo em frente a um ecrã.

Trata-se de um jogo semelhante ao da Baleia Azul, que incentiva os adolescentes a se automutilarem. Através da rede social WhatsApp, interagem com uma entidade apelidada de “Momo”, ou seja, cibercriminosos que se servem das informações pessoais das vítimas para levá-las a realizar cada desafio, na qual utilizam a imagem de uma boneca de origem japonesa que representa uma mulher-pássaro. As mensagens contêm indicações de como os jovens devem se magoar, sendo que uma das regras passa por nunca contar aos familiares acerca do jogo. Para cada desafio que é não é feito existe uma consequência, sendo que o último passo é o suicídio que deve ser gravado em direto.

Fonte: BBC News

Para além do incentivo a comportamentos destrutivos, o jogo passa pela tentativa de aquisição de imagens de cariz erótico das vítimas. Em caso de tentativa de desistência, o “curador” pressiona a vitima ameaçando-a a si e à sua família.

O Momo Challenge já assinalou vítimas em Portugal, crianças que entraram no jogo e que acabaram por se automutilar, a mais nova com apenas onze anos. De acordo com o jornal Independent, algumas escolas do Reino Unido já reportaram que a personagem “Momo” aparece em alguns episódios de desenhos animados para crianças, na aplicação Youtube.
Editado por: Ana Luísa do Vale.

Deixa um comentário