Bruno Fernandes – O Talismã de Alvalade

Bruno Fernandes realizou uma época formidável ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Foi o melhor jogador dos leões e possivelmente o melhor da Liga NOS. Apresentou números incríveis, bateu vários recordes e levou o Sporting às costas durante a temporada. Bruno já tinha feito uma grande época em 2017/2018, com 16 golos e 20 assistências, no entanto, a evolução foi clara e em 2018/2019 fez aos 24 anos a melhor época da sua carreira.

Bruno Fernandes marcou 33 golos esta época em todas as competições, a juntar às suas 17 assistências para golo. Foi o médio com mais golos numa época na história do futebol, superando Alex, ex-jogador do Fenerbache, sendo, portanto, um dado que reflete a capacidade finalizadora do jogador leonino. Só no campeonato foram 20 golos, acabando como o 2º melhor marcador da liga, atrás do benfiquista Seferovic e ainda apontou 13 assistências, o que demonstra a forte qualidade e a boa decisão no último passe.

É um jogador útil na formação 4-3-3, atua como médio mais ofensivo no terreno, joga também atrás do avançado e aparece frequentemente em zonas de finalização. Embora também possa jogar mais encostado ao flanco esquerdo e possa realizar movimentos de rutura para o corredor central.

É um jogador todo terreno, prova disso são as suas estatísticas ao longo da temporada. Bruno Fernandes apresentou, este ano, 3.1 passes chave por jogo e 17 assistências para golo o que comprova a sua qualidade no último passe e demonstra a criatividade e a facilidade em descobrir os colegas de equipa. Apresentou também 3.5 remates por jogo, marcou 7 golos fora de área (4 remates de longe e 3 de livre), o que denota a execução exímia de bolas paradas, assim como a capacidade que tem para atirar de qualquer lado, e com perigo! Prova disso é que Bruno Fernandes é o jogador com mais remates da Liga com 120, mas também é o jogador com o maior número de remates enquadrados à baliza com 55.

Segundo o GoalPoint, uma plataforma que avalia os jogadores através de estatísticas e cotações, Bruno Fernandes esteve 14 vezes no Melhor Onze da Jornada e foi o Most Valuable Player 11 vezes.

Análise Tática

Bruno Fernandes tem uma característica importante para um médio ofensivo, que é a facilidade que tem em encontrar espaços entre linhas, de maneira a oferecer linhas de passe favoráveis aos colegas de equipa.

Neste lance, posiciona-se entre a linha defensiva e a linha do meio-campo do Rio Ave, criando uma boa linha de passe a Wendel, de maneira a que Bruno quando receba a bola fique de frente para o bloco defensivo do Rio Ave e possa criar perigo com a sua qualidade de passe sublime.

Na imagem de baixo, é possível ver uma ação corrente do médio leonino. Bruno Fernandes costuma procurar espaço no início do meio-campo contrário, de forma a explorar as fragilidades da defesa. Se conseguir receber entre linhas, o central adversário pressiona, atrai a marcação e permite que os avançados se desmarquem. Como é fantástico a pensar rapidamente, faz um passe em desmarcação para o espaço vazio, criando assim uma oportunidade de golo.

Neste lance, Bruno Fernandes realiza um simples um-dois com um colega de equipa. Como atrai o defesa para ele, Bruno tem espaço para meter um passe para o caminho livre e oferece uma chance clara de golo ao seu colega.

Geralmente não inventa muito e torna os lances simples e eficazes. A sua qualidade como médio sobressai na criatividade e visão para criar chances e decidir em tão pouco tempo.

Bruno Fernandes também possui uma enorme qualidade de passe. As defesas têm de estar sempre em alerta com as marcações porque a qualquer momento o médio pode realizar um passe longo para as costas dos defesas. Exemplo disso é este lance contra o Portimonense, em que Bruno faz esta virada de jogo para o flanco contrário, descobrindo assim caminho livre para o seu companheiro receber e criar perigo.

O jogador dos leões é conhecido pelos seus passes em desmarcação para os avançados. Uma característica que o diferencia é que conhece bem os seus companheiros e o que são capazes de fazer. Por exemplo, se o destinatário do passe for Bas Dost sabe que não pode meter uma bola na profundidade devido às características do holandês, portanto, adequa o jogo e procura tirar mais cruzamentos para a cabeça do colega. Como é possível ver na imagem de baixo, se o destinatário do passe for um extremo com velocidade como Raphinha, se o vir a desmarcar faz um passe em desmarcação para a corrida do companheiro.

Para além deste lance, o de baixo também demonstra a visão e técnica de Bruno Fernandes. Mal recebe a bola, em milésimos de segundo solta um passe em desmarcação para o colega de equipa com a parte de fora do pé. Se este recebe, fica sozinho em frente ao guarda-redes. Bruno Fernandes cria um número vasto de oportunidades por época, o que seria útil para qualquer equipa ter um jogador com estas qualidades.

Outro aspeto fundamental da análise ao jogador são as suas desmarcações no tempo certo. É fantástico para uma equipa ter um médio que se apercebe quando deve realizar estes movimentos de maneira a destabilizar a linha defensiva adversária.

Contra o Qarabag, o Sporting tem a posse de bola perto da área adversária e o central cai em cima do avançado do Sporting, Bruno apercebe-se e faz o movimento de desmarcação por trás do defesa da equipa contrária. O colega Wendel apercebe-se, faz o passe em desmarcação e Bruno Fernandes com espaço para decidir mete a bola dentro da baliza.

Bruno Fernandes tem por hábito aparecer à entrada de área, de maneira a dar mais uma linha de passe ao portador da bola. Quando o colega de equipa está na linha e a melhor opção é tirar um cruzamento, o médio leonino dá-lhe a possibilidade de atrasar a bola, de forma a que possa finalizar com sucesso.

Bruno Fernandes é um médio com mercado devido às grandes exibições e às qualidades que tem. Tem tubarões da Europa interessados em adquirir o seu passe e o Sporting já terá recebido propostas aliciadoras.

Apesar de ser facilmente adaptável a qualquer tática, Bruno tem de analisar bem as propostas e escolher o melhor clube para jogar e evoluir ainda mais, porque a qualidade está toda lá. City de Guardiola seria um clube interessante para o médio atuar.

Deixa um comentário