A ansiedade de ser estudante em tempo de incertezas
- Sara Mesquita
- 17/06/2020
- Atualidade oanoemqueomundoparou
Francisca Diogo, 20 anos, é natural de Marco de Canaveses, freguesia de Soalhães. Durante todo o seu testemunho nota-se uma grande insatisfação perante o adiamento do seu estágio profissional. É, neste momento, finalista de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu. Para já, Francisca está a ter aulas, mas não sabe até quando porque era a altura que a universidade tinha sugerido para que a própria ingressasse num estágio profissional. Com o surto da Covid-19 e as contingências que surgiram, Francisca sente-se meia perdida por não encontrar respostas para que possa terminar o curso da maneira que pretende.
No seu testemunho explica-nos as dificuldades encontradas com o aparecimento do novo coronavírus, mas entende que não fica prejudicada face à aderência das aulas online.
“Provavelmente vou acabar o meu semestre assim. Ia estagiar e tudo se tornou incerto agora porque ia para Lisboa estagiar, em maio, e agora não sei. Não sei o que é que vou fazer, é tudo incerto. Cria uma certa ansiedade por não saber como vai ser o futuro.”
Explica que os maiores desafios encontrados até agora é a monotonia e rotina que não esperava nesta época. Francisca contava em poder estar a experienciar aquilo que sempre quis: ser locutora de rádio. “Vemos séries, vamos às aulas, lemos livros, ouvimos música e não passa disso. Parece que é tudo igual. Temos de fazer um grande exercício mental para não nos abatermos.”
Apesar do descontentamento perante a situação que se encontra, Francisca refere que aquilo que mais lhe está a custar é não poder abraçar as pessoas que mais gosta pois é uma pessoa que gosta de transmitir as emoções e os afetos, referindo que “Há pessoas que estavam numa situação pior que eu, eu até estou afastada de todo o alvoroço portanto só quero que isto passe rápido para eu poder continuar a minha vida, para ir estagiar porque estava muito entusiasmada e, agora, não sei o que vai acontecer.”
Muitas dúvidas surgem na cabeça da própria pois sente-se ansiosa para terminar o curso e as dúvidas são constantes entre saber ou não saber se vai estagiar e quando é que vai poder iniciar o mestrado, num tempo em que tudo é desconhecido.
“Resta-nos esperar e tudo irá ficar bem.”
Veja a história completa AQUI!