Alunos do Balleteatro queixam-se das condições do Coliseu
- Catarina Barros
- 29/11/2022
- Atualidade Portugal Sem categoria
Inundações, falta de aquecimento e isolamento são alguns dos problemas apontados pelos estudantes da escola de artes, que ainda assim reconhecem a oportunidade de aprender na emblemática sala do Porto
Com a chegada da chuva e do frio, a falta de condições do Coliseu volta a ser um tema abordado. Os estudantes do Balleteatro que tem diariamente aulas no Coliseu do Porto queixam-se da falta de aquecimento e isolamento no edifício.
O Coliseu do Porto serve como sede do Balleteatro, oferecendo a centenas de estudantes a oportunidade de pisar um dos palcos mais emblemáticos da cidade do Porto. Contudo nem tudo é positivo e apesar de todas as possibilidades oferecidas aos alunos, André Barros, estudante de teatro, explica que devido ao tamanho dos espaços é difícil controlar a temperatura dentro das salas. “Com o frio deviam de ligar o aquecimento e colocar mais aquecedores”, sugere. O estudante aconselha, ainda, a melhorar o isolamento: “A acústica da sala de espetáculos é bastante má para teatro”.
Isabel Barros, diretora e fundadora do Balleteatro, admite que com a reabilitação o Coliseu pode fazer a diferença. “Não há espaços ideais e, infelizmente, em Portugal, questões como aquecimento, por exemplo, sempre foram inacessíveis”. Mesmo assim, Isabel Barros salienta que o Coliseu cobre todas as necessidades dos alunos, docentes e artistas da instituição.
A reabilitação dos pisos das salas de aulas é outro dos problemas apontados por Letícia Pinto, intérprete de dança contemporânea, que fala do exemplo da madeira levantada de alguns pisos, que em algumas situações torna bastante complicada a execução de exercícios práticos.
Tiago Pinto, também estudante do Balleteatro, refere que no último ano alguns estúdios tem vindo a sofrer obras. Sendo “muito bom”, é ainda insuficiente e são precisas mais obras para reabilitar um espaço com 80 anos como o Coliseu.
Mesmo com todos os problema relativamente às condições e à urgente reabilitação do espaço, os estudantes destacam as oportunidades de assistir a ensaios de grandes espetáculos, o ambiente escolar inserido num contexto mais profissional, descontos e acessos exclusivos e uma vida artística ativa, que acaba por tornar a experiência escolar no Coliseu positiva e vantajosa para o futuro.