Bancadas despidas no estádio Municipal de Penafiel
- Mateus Carvalho
- 10/12/2023
- Atualidade Desporto
O F.C Penafiel tem das piores médias de assistências nas últimas épocas. Apoiantes apontam falta de incentivos do clube e a vassalagem dos adeptos aos “três grandes” como causas para a falta de comparência dos adeptos
A principal equipa do concelho de Penafiel ficou no 14.º lugar do ranking de espectadores na época 2022/2023, com uma média de 522 adeptos por jogo. A casa dos rubro-negros alberga até 5230 adeptos e na freguesia habitam cerca de 15552 pessoas.
Na última década, o clube superou a média dos 1000 adeptos por jogo por apenas duas vezes, a temporada que correspondeu à subida de divisão e a consequente na qual competiu no maior escalão de futebol.
Campanhas e incentivos
Este ano, o clube rubro negro lançou uma campanha tanto para atrair adeptos ao estádio, como a tornarem-se sócios. Ir a seis jogos dará direito a um cachecol, 11 jogos a uma fotografia com um jogador à escolha e um respetivo autografo e 17 jogos uma fotografia do plantel autografada. Os sócios teriam as mesmas mais-valias com um bónus de um cachecol de edição limitada da próxima época, caso os 17 jogos sejam alcançados.
Todos os anos há uma noite dedicada à apresentação dos jogadores aos adeptos no centro de Penafiel. Este ano, o evento contou com música ao vivo, a exibição dos equipamentos, sessão de autógrafos e a apresentação do plantel feminino, a nova adição desportiva do clube.
Já na época passada, o clube disponibilizou alguns bilhetes de forma gratuita a quem tivesse as cotas de sócio pagas no mês da realização do respetivo jogo e também realizou a noite rubro negral.
O que nos dizem os aficionados?
Júlio da Silva, líder da claque de apoio ao F.C. Penafiel, diz que “o clube poderia fazer algumas iniciativas para aproximar as pessoas ao F.C. Penafiel como ir às escolas cativar miúdos, fazer eventos como o que foi feito no início da época com maior frequência, a noite rubro negra.”
Contudo, Júlio da Silva atirou que “as pessoas só vão ao estádio quando o clube vence ou está a ter bons resultados”, atribuindo alguma culpa à cultura desportiva em Portugal. “Por isso mesmo é que 90% dos portugueses pertencem a três clubes”.
Bernardo Silva, de 21 anos, adepto do clube, aborda a questão da falta de informação fora do ambiente digital, lembrando que, para as pessoas mais idosas, saber os horários dos jogos é um desafio. “O meu avô diz que há falta de informação acerca dos jogos e recorre à minha ajuda por não haver anúncios pela cidade”, conta.
O clube não prestou declarações.