“Campanhã e as suas histórias” dia 21 de junho, na Universidade Lusófona do Porto
- Ana Jorge
- 20/06/2022
- Arte e Culturas Atualidade Especiais Portugal
É já amanhã na Universidade Lusófona a apresentação pública dos webdocumentários “Campanhã e as suas histórias: Do Mapa Emocional de Miraflor ao Webdocumentário Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda, realizados pelos finalistas de Jornalismo, da Licenciatura em Ciências da Comunicação, no âmbito de Ciberjornalismo, em parceria com o MIRA FÓRUM.
Amanhã, dia 21 de junho, das 9:30h às 13:30h irá decorrer, no auditório 1.2. da Universidade Lusófona do Porto (ULP), a apresentação pública dos webdocumentários “Campanhã e as suas histórias”, onde será apresentado o Mapa Emocional de Miraflor e o novo Webdocumentário “Associação Recreativa Os Malmequeres de Noêda”, produzido de março a junho de 2020, pelos finalistas de Jornalismo da Universidade Lusófona do Porto (ULP), no contexto da unidade curricular de Ciberjornalismo.
Nesta iniciativa presencial, os estudantes irão apresentar as histórias escondidas da Associação Recreativa, através de relatos contados por várias pessoas, que, direta ou indiretamente, estão ligadas aos Malmequeres de Noêda.
Durante a sessão irão ser apresentadas histórias como a de Artur Costa, o sócio mais antigo da Associação, ou a de Ilda Alves, uma presença assídua da coletividade e que costuma cantar para os ferroviários desde a janela da Associação. Também iremos conhecer a história de Raúl Lopes, 53 anos, um veterano na associação, que frequenta o espaço desde os 15. Já José Neves, ex-pescador da pesca do bacalhau na Terra Nova tem, hoje em dia, uma oficina de barcos em miniatura no primeiro andar da Associação, onde constrói pequenas marionetas de barcos, também, será abordada. Por seu lado, José Armando partilha as memórias que o ligam à associação e às Cruzadas de Bem-Fazer de Campanhã. A Associação Recreativa Malmequeres de Noêda atrai até quem não é sócio, como é o caso de José Luís, que se encontra com os amigos na Associação, para jogar bilhar.
No evento, será possível, ainda, ficar a conhecer o MK Dance (Marigolds Kids) — grupo de dança, que aposta nos jovens e no florescimento cultural. Através das entrevistas realizadas a Filipe Lourenço (atual presidente) e Mário Gonçalves (ex-presidente), o passado e o presente da associação serão apresentados ao público.
A importância do associativismo para a região de Campanhã e os apoios que a Junta de Freguesia oferece a este tipo de coletividades será outro tema abordado durante a sessão, através das entrevistas realizadas ao Presidente da Junta de Campanhã, Paulo Ribeiro e ao Vogal do desporto/associativismo, José Miguel.
O evento contará com a presença de Isabel Babo, reitora da ULP, Manuela Matos Monteiro, cofundadora do MIRA FÓRUM, Vanessa Rodrigues, docente e tutora no projeto, e os finalistas de Jornalismo numa sessão moderada por Rui Pereira, diretor do curso de Ciências da Comunicação.
Ao longo da sessão, o público vai ter a oportunidade de conhecer 12 histórias, todas elas ligadas ao associativismo e, em específico, à associação, apresentadas pelos estudantes e finalistas de Jornalismo.
Programa do evento:
09:45: Boas vindas;
10:15-10:45: Vídeo introdutório e Enquadramento: Contexto de Campanhã + Contexto e História de Noêda + Associativismo + Contexto Associativismo + e colaboração da Junta de Freguesia;
10:45-11:15: Histórias ao redor da Associação: a génese da Associação + Artur Costa + Filipe Lourenço + Mário Gonçalves + As Cruzadas de Bem Fazer de Campanhã;
11:15-11:30 (intervalo)
11:30-12:30: Histórias ao redor da Associação: José Neves + Paulo Batista + MK Dance + Não Sócios + Bilhar + Rodrigo Oliveira + Ilda Alves;
12:30-13:10: Sessão Isabel Babo e Manuela Matos Monteiro (Mapa Emocional + Livro) + Moderação Rui Pereira;
13:30-13:35: Encerramento: Vanessa Rodrigues e Manuela Matos Monteiro.
Sou a Ana Jorge e tenho 21 anos. Atualmente, frequento a licenciatura de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto e trabalho como manequim profissional na Best Models SA. Para o meu futuro, ambiciono trabalhar em entretenimento televisivo, em rádio e em representação.