O combate do desperdício alimentar através de uma aplicação
Os portuenses Timóteo Mendes e Maria Moreira utilizadores da To Good To Go acreditam que esta aplicação é benéfica para a sensibilização e combate ao desperdício alimentar.
A To Good To Go é uma aplicação para smartphones, com o objetivo de combater o desperdício alimentar. Fundada em 2015 de origem dinamarquesa salvou a sua primeira refeição em Copenhaga em março de 2016, rapidamente se tornou um sucesso e chegou a Portugal em 2019. Apresenta-se disponível nas regiões do Porto, Lisboa Viseu, Aveiro, Leiria e Setúbal.
Maria Inês Moreira tem 20 anos e é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona do Porto, na vertente de Marketing. Ela é utilizadora dessa aplicação desde que uma amiga lhe falou dela. Acredita que é uma boa iniciativa e uma forma de dar uma segunda vida aos alimentos, para atrair mais pessoas para o combate ao desperdício alimentar.
Timóteo Mendes, natural da cidade do Porto, trabalha, em restauração, desde de 2005. Há cerca de dois meses tornou-se gerente da empresa Confeitaria Allegro. O grupo determinou cooperar com a aplicação To Good To Go. O gerente descobriu a aplicação enquanto fazia parte de uma cadeia de restauração como CEO. Quando aceitou a nova proposta de emprego na empresa Confeitaria Allegro, decidiu colaborar com a aplicação.
Efetuado o registo na aplicação To Good To Go, é possível ver os mais variados locais que já aderiram. Após fazer uma seleção do estabelecimento basta selecionar os alimentos pretendidos com a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou PayPal, tem direito a uma caixa surpresa com comida que não foi vendida nesse dia, por um valor simbólico desde 2,49€. Por fim escolher a hora pretendida para prosseguir ao levantamento da mesma.
Podemos encontrar esta modalidade em diferentes instituições como pastelarias, restaurantes, mercearias, supermercados e cafés, assim que fazemos login na aplicação.
Sempre que é realizada uma encomenda pela aplicação, o utilizador recebe uma notificação: ‘Muitos Parabéns acabas de salvar comida de ir para o lixo’. “Uau que bom!! Dá a sensação de que fiz a boa ação do dia”, mostra com entusiasmo, através do telemóvel, Maria Moreira.
Timóteo Mendes e Maria Inês Moreira
Fotografias cedidas pelos entrevistados
Sustentabilidade
Maria Moreira realça que este género de aplicações tem um impacto positivo na matéria da sustentabilidade, uma vez que tenta diminuir o desperdício alimentar. Acredita que se não fossem iniciativas deste índole não sabia o que aconteceria a tantos alimentos. Ainda que os funcionários dos estabelecimentos levem para casa comida todos os dias, “vai acabar por estragar e ir para o lixo, porque as pessoas não conseguem comer tudo”.
Já o gerente aplica outras estratégias de sustentabilidade para além do uso da aplicação To Good To Go. Como por exemplo, a reutilização do pão ralado para oferecer aos clientes, bónus de produtos para presentear, diariamente, os funcionários. O recolhimento obrigatório do óleo imposto pelo governo em estabelecimentos como confeitarias, restaurantes são algumas das estratégias implementadas. Nesta empresa tentam canalizar o produto de diferentes formas, privilegiando a vertente mais humana do negócio, tendo como objetivo “fazer famílias felizes e chegar a alimentação de qualidade a mais casas”.
Formação
Timóteo Mendes estudou Gestão Hoteleira na Universidade Católica Porto Business School. Passou pelos mais diversos hotéis, entre eles o Sheraton Porto – Hotel e Spa, como chefe de mesa e monitor de Departamento de Comida e Bebida e como supervisor de Comida e Bebida na empresa InterContinetal Hotels Group.
O dirigente, familiarizado em trabalhar em multinacionais acredita que a aplicação To Good To Go acaba por servir de canal de promoção do estabelecimento e que, atualmente, o futuro de qualquer empresa passa pelo “marketing digital”, visto ser “uma ferramenta principal” num mundo “praticamente tecnológico”.
Aplicação
Apesar de aconselhar desta utilização desta aplicação, a estudante refere que seria vantajoso caso mais restaurantes aderissem à causa. Ela sublinha o contraste entre centro do Porto, onde a app é mais popular do que lugares periféricos, como a sua área de residência, Águas Santas, na Maia, que apresenta uma baixa adesão por parte dos estabelecimentos. Ela considera que a faixa etária pode afetar a adesão a esta plataforma. “O factor faixa etária pode afetar a adesão a esta plataforma, visto que a população mais jovem tende aderir ao serviço de forma mais representativa.
Contudo, garante que a aplicação é bastante intuitiva e tem uma boa organização. Uma das vantagens, nota, é a possibilidade de selecionar restaurantes como favoritos, que no seu caso são os da sua área de residência.
A utilizadora afirma que todas as pessoas deviam experimentar a To Good To Go pelo menos uma vez. Mesmo que não se utilize a aplicação de forma recorrente, “o facto de passar a palavra a outras pessoas já é importante”. A aplicação pode tornar o mundo mais sustentável.
O “principal objetivo dessas aplicações é reduzir o desperdício alimentar, que infelizmente é imenso”.
Segundo o “Movimento Unidos contra o Desperdício”, não existem dados oficiais mas estima-se que em Portugal cerca de um milhão de toneladas de alimentos vão para o lixo. Após dados como estes as Nações Unidas anunciaram que a partir de 2020 o dia 29 de setembro passa a ser designado como ‘Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perda e Desperdício Alimentar’.
A visão do gerente acaba por ir ao encontro à perspectiva de Maria Moreira que afirma que “A To Good To Go não serve só para ajudar a natureza, beneficia para encontrar soluções alternativas para a humanidade”.
Timóteo Mendes explica que, ao trabalhar com a aplicação, não tem nenhuma obrigação, há apenas um acordo unilateral, em que é taxado um serviço apenas daquilo que prestam enquanto estabelecimento e decidem o que vendem ou não vendem, garantindo a qualidade dos produtos. O objetivo de fazerem parceria com a aplicação “não é ganhar dinheiro, mas sim ir contra o desperdício alimentar”.
Para além da aplicação To Good To Go existem outras que funcionam de maneira semelhante como por exemplo a Phoenix, por um valor simbólico desde 2,49€ temos direito a uma caixa com comida supressa, que não foi vendida nesse dia.