O combate do desperdício alimentar através de uma aplicação

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O combate do desperdício alimentar através de uma aplicação

Os portuenses Timóteo Mendes e Maria Moreira utilizadores da To Good To Go acreditam que esta aplicação é benéfica para a sensibilização e combate ao desperdício alimentar. 

To Good To Go é uma aplicação para smartphones, com o objetivo de combater o desperdício alimentar. Fundada em 2015 de origem dinamarquesa salvou a sua primeira refeição em Copenhaga em março de 2016, rapidamente se tornou um sucesso e chegou a Portugal em 2019. Apresenta-se disponível nas regiões do Porto, Lisboa Viseu, Aveiro, Leiria e Setúbal.

Maria Inês Moreira tem 20 anos e é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona do Porto,  na vertente de Marketing. Ela é utilizadora dessa aplicação desde que uma amiga lhe falou dela. Acredita que é uma boa iniciativa e uma forma de dar uma segunda vida aos alimentos, para atrair mais pessoas para o combate ao desperdício alimentar. 

Timóteo Mendes, natural da cidade do Porto, trabalha, em restauração, desde de 2005. Há cerca de dois meses tornou-se gerente da empresa Confeitaria Allegro. O grupo determinou cooperar com a aplicação To Good To Go. O gerente descobriu a aplicação enquanto fazia parte de uma cadeia de restauração como CEO. Quando aceitou a nova proposta de emprego na empresa Confeitaria Allegro, decidiu colaborar com a aplicação. 

Efetuado o registo na aplicação To Good To Go, é possível ver os mais variados locais que já aderiram. Após fazer uma seleção do estabelecimento basta selecionar os alimentos pretendidos com a possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou PayPal, tem direito a uma caixa surpresa com comida que não foi vendida nesse dia, por um valor simbólico desde 2,49€. Por fim escolher a hora pretendida para prosseguir ao levantamento da mesma.

Podemos encontrar esta modalidade em diferentes instituições como pastelarias, restaurantes, mercearias, supermercados e cafés, assim que fazemos login na aplicação. 

Sempre que é realizada uma encomenda pela aplicação, o utilizador recebe uma notificação: ‘Muitos Parabéns acabas de salvar comida de ir para o lixo’. “Uau que bom!! Dá a sensação de que fiz a boa ação do dia”, mostra com entusiasmo, através do telemóvel, Maria Moreira.

Sustentabilidade

Maria Moreira realça que este género de aplicações tem um impacto positivo na matéria da sustentabilidade, uma vez que tenta diminuir o desperdício alimentar. Acredita que se não fossem iniciativas deste índole não sabia o que aconteceria a tantos alimentos. Ainda que os funcionários dos estabelecimentos levem para casa comida todos os dias, “vai acabar por estragar e ir para o lixo, porque as pessoas não conseguem comer tudo”.

Já o gerente aplica outras estratégias de sustentabilidade para além do uso da aplicação To Good To Go. Como por exemplo, a reutilização do pão ralado para oferecer aos clientes,  bónus de produtos para presentear, diariamente, os funcionários. O recolhimento obrigatório do óleo imposto pelo governo em estabelecimentos como confeitarias, restaurantes são algumas das estratégias implementadas. Nesta empresa tentam canalizar o produto de diferentes formas, privilegiando a vertente mais humana do negócio, tendo como objetivo “fazer famílias felizes e chegar a alimentação de qualidade a mais casas”.

Formação 

Timóteo Mendes estudou Gestão Hoteleira na Universidade Católica Porto Business School. Passou pelos mais diversos hotéis, entre eles o Sheraton Porto – Hotel e Spa, como chefe de mesa e monitor de Departamento de Comida e Bebida e como supervisor de Comida e Bebida na empresa InterContinetal Hotels Group. 

O dirigente, familiarizado em trabalhar em multinacionais acredita que a aplicação To Good To Go acaba por servir de canal de promoção do estabelecimento e que, atualmente, o futuro de qualquer empresa passa pelo “marketing digital”, visto ser “uma ferramenta principal” num mundo “praticamente tecnológico”.

Aplicação

Apesar de aconselhar desta utilização desta aplicação, a estudante refere que seria vantajoso caso mais restaurantes aderissem à causa. Ela sublinha o contraste entre centro do Porto, onde a app é mais popular do que lugares periféricos, como a sua área de residência, Águas Santas, na Maia, que apresenta uma baixa adesão por parte dos estabelecimentos. Ela considera que a faixa etária pode afetar a adesão a esta plataforma. “O factor faixa etária pode afetar a adesão a esta plataforma, visto que a população mais jovem tende aderir ao serviço de forma mais representativa.

Contudo, garante que a aplicação é bastante intuitiva e tem uma boa organização. Uma das vantagens, nota, é a possibilidade de selecionar restaurantes como favoritos, que no seu caso são os da sua área de residência. 

A utilizadora afirma que todas as pessoas deviam experimentar a To Good To Go pelo menos uma vez. Mesmo que não se utilize a aplicação de forma recorrente, “o facto de passar a palavra a outras pessoas já é importante”.  A aplicação pode tornar o mundo mais sustentável.

O “principal objetivo dessas aplicações é reduzir o desperdício alimentar, que infelizmente é imenso”. 

Segundo o “Movimento Unidos contra o Desperdício”, não existem dados oficiais mas estima-se que em Portugal cerca de um milhão de toneladas de alimentos vão para o lixo. Após dados como estes as Nações Unidas anunciaram que a partir de 2020 o dia 29 de setembro passa a ser designado como ‘Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perda e Desperdício Alimentar’. 

A visão do gerente acaba por ir ao encontro à perspectiva de Maria Moreira que afirma que “A To Good To Go não serve só para ajudar a natureza, beneficia para encontrar soluções alternativas para a humanidade”.

Timóteo Mendes explica que, ao trabalhar com a aplicação, não tem nenhuma obrigação, há apenas um acordo unilateral, em que é taxado um serviço apenas daquilo que prestam enquanto estabelecimento e decidem o que vendem ou não vendem, garantindo a qualidade dos produtos. O objetivo de fazerem parceria com a aplicação “não é ganhar dinheiro, mas sim ir contra o desperdício alimentar”.

Para além da aplicação To Good To Go existem outras que funcionam de maneira semelhante como por exemplo a Phoenix, por um valor simbólico desde 2,49€ temos direito a uma caixa com comida supressa, que não foi vendida nesse dia.