IX Jornalismo Frankenstein: onde as histórias começam

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter
IX Jornalismo Frankenstein: onde as histórias começam

É já amanhã, dia 21 de maio, que o Salão Nobre da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto recebe a IX edição da conferência Jornalismo Frankenstein, este ano com o tema #infomedia, onde as histórias começam, destacando o jornalismo universitário. Evento junta ex-estudantes, finalistas e investigadores de jornalismo académico. Ana Isabel Reis (fundadora do JPN), Luís Santos (ComUM), Filipa Paz (jornal A Cabra) e Diana Ferreira (RTP) são alguns dos convidados.

“#infomedia, onde as histórias começam” é o tema da IX edição da conferência anual Jornalismo Frankenstein que decorre no salão nobre da Universidade Lusófona do Porto (ULusófona – CUP), já está quarta-feira, dia 21 de maio das 10:00 às 13:00 horas.

Durante dois meses, os estudantes do 3º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismo, organizaram este evento sob a orientação da professora e jornalista Vanessa Ribeiro Rodrigues, no âmbito da unidade curricular de Transmedia e Narrativas Híbridas.

Este ano o evento vai incidir sobre o #infomedia que é uma plataforma de webjornalismo, na qual os estudantes finalistas podem publicar notícias, entrevistas e reportagens, com a liberdade acrescida de poderem, ainda, escrever e publicar artigos à sua escolha sob revisão da Professora responsável.

O #infomedia foi fundando em 2014 pela professora Vanessa Ribeiro Rodrigues, pelo ex-diretor do curso Luís Miguel Loureirro e pelos os alunos da UL-CUP, no âmbito da unidade curricular de Ciberjornalismo, entretanto extinta, dando espaço para a remodelação do programa da licenciatura sob o nome de Transmedia e Narrativas Híbridas.

O #infomedia conta já com três prémios, sendo que dois são prémios do público de Ciberjornalismo académico do Obciber (Observatório de ciberjornalismo) e o prémio de jornalismo Fernando de Sousa com o podcast “Erasmus na ponta da língua”, da autoria de Ana Patrício, Ana Luísa do Vale e Patrícia Dias. 

Neste contexto, os estudantes têm um papel fundamental na organização do evento, desde a produção, moderação, a gestão das redes sociais; a cobertura do evento com reportagens e fotografia; o podcast e os convites formais com os convidados. 

A sessão é moderada por Rafael Pinto e Inês Costa e terá como convidados investigadores, professores e ex-alunos de jornalismo. No final do evento serão atribuídos 4 reconhecimentos a estudantes pelos trabalhos publicados no #infomedia escolhidos pelos alunos e validado pela professora Vanessa Ribeiro Rodrigues. 

Conhece o programa da IX Conferência Jornalismo Frankenstein

10:00: Abertura de portas e boas-vindas 

10:30: O jornalismo académico: contextualização global e nacional
Adriana Ferreira, Ana Vasconcelos
Maria Ortega, Ermelinda Sabino

Moderação: Rafael Pinto, Inês Costa

10:50: O #infomedia, onde as histórias começam: 10 edições
Apresentação #infomedia/contexto: Inês Rodrigues; Maria Neto
Apresentação dos melhores trabalhos e prémios: Diana Cunha + Inês Ramos

11:00: O jornalismo académico como ferramenta pedagógica e ensaio da práxis jornalística
Luís Santos, Professor Auxiliar da Universidade do Minho
Ana Isabel Reis, Professora Associada da FLUP
Vanessa Ribeiro-Rodrigues, professora na ULusofona e jornalista

11:45: Coffee break

12:00: A importância de ser ou não ser #infomedia
Diana Ferreira, produtora de informação da RTP. 
Vicente Ribeiro, Jornal Universitário do Porto (JUP) e estagiou no Público. 
Daniela Couto, analista de comunicação
Fernando Coelho, jornalista colaborador no “Bola na Rede” e zerozero.

13:00. Fim da sessão

Ines Rodrigues

Inês Rodrigues, 20 anos. Estou no curso de Ciências da Comunicação e pretendo expandir a minha formação até conseguir realizar o meu sonho: ser locutora de rádio.