Nova forma de lidar com o dia em Manaus.
- Rodrigo Matos
- 03/06/2020
- #Social Internacional oanoemqueomundoparou
No início de maio a capital do estado do Amazonas foi notícia global por causa de um colapso no sistema de saúde e no sistema funerário. A pandemia da Covid-19 transformou a cidade. Imagens chocantes de valas comuns, aglomerações de caixões e hospitais cheios de pessoas percorreram o mundo.
Rodilon Mark, 26 anos, vive em Manaus, no Brasil.
Para manter a calma nessa época de pandemia conta que lê, assiste palestras e notícias através do youtube. Ficar no quintal de casa, perto das árvores são também algumas das atividades que faz para ocupar o tempo.
Diz que um dos maiores desafios é como aprender a se adaptar, mesmo com a existência da falta de contacto em alguns momentos, é importante valorizar a família. Com “essa situação que não é nada agradável tem nos aproximado a manter um relacionamento mais nítido e intensivo com os pais”.
Valorizar o relacionamento com a família – amor fraternal é o que Rodilon tem aprendido com a situação de isolamento. Vive com a mãe e a irmã.
Classifica as ações do Governo Federal como boas e do Governo estadual como duvidosas, devida investigações existentes no Ministério Público de Contas do Amazonas a respeito de superfaturamento em contratos para ações de combate à Covid-19.
O jovem diz sentir a necessidade de mais simplicidade, transparência, comunicação verbal e valorização da família.
Ouvir o testemunho completo aqui.