“O meu bairro fechou para hostel”

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter
“O meu bairro fechou para hostel”

O seguinte gráfico demonstra que o alojamento local tem vindo a crescer também nos países Europeus. Itália é o país da União Europeia com maior número de alojamentos turísticos, 218,327 segundo o INE em 2019, segue-se a Croácia com 113,761 e Espanha com 52,894. Portugal surge em décimo primeiro lugar com um total de 7,186.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE), 2019

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

“A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.”

A Câmara Municipal do Porto está envolvida no quadro estratégico da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Destacamos assim as seguintes ODS: 

  1. Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
  2. Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
  3. Saúde de qualidade –  Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  4. Reduzir as desigualdades- Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países;
  5. Cidades e comunidades sustentáveis- Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; 
  6.  Produção e Consumo Sustentável– Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. 

Ciente do papel crucial de integrar a sustentabilidade na cidade do Porto, o Município pretende envolver o ‘grupo de interesse’ (pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados), criando dinâmicas na educação e na sensibilização para o desenvolvimento sustentável. Iniciando pela monitorização de indicadores ambientais e socioeconómicos e um incentivo para melhorar hábitos.