Os desafios de uma jovem estudante confinada no quarto
- Bárbara Couto
- 23/06/2020
- #Social Especiais oanoemqueomundoparou Portugal
Sofia Guedes tem 21 anos e é estudante de Educação Básica. Encontra-se isolada no próprio quarto porque está à espera do resultado ao teste da COVID-19.
A jovem não pode frequentar qualquer outra área da casa onde reside devido à incerteza de poder estar, ou não, infetada. E isso constitui-se como um dos maiores desafios neste período de confinamento.
Sofia estuda em Santarém e voltou para o Porto dia treze de março, devido ao término das aulas presenciais.
Confessa-nos que apenas saiu de casa para realizar compras no supermercado. Caso o teste à COVID-19 se revele positivo, significa que terá contraído o vírus numa dessas poucas saídas, o que a deixa revoltada, “e sobretudo triste”, pois tomou todas as precauções necessárias.
Revela que gere as emoções a falar com as amigas diariamente. Acrescenta, “estes tempos de confinamento vão marcar o ano de 2020.”
Ocupa os dias a ver as suas séries e filmes favoritos, bem como a realizar trabalhos para a faculdade. No entanto, e apesar de estar distraída durante o dia, sente falta de uma simples saída de casa, de passear e conviver com os amigos.
Refere ainda que o abraço sempre teve um valor elevado na sua vida, no entanto, nota pelas redes sociais que a maior parte das pessoas só agora começou a valorizar este gesto.
Relativamente às perspetivas para o futuro, afirma que “se todos fizermos um esforço agora poderemos voltar à normalidade.”
Deixa-nos com uma mensagem de esperança apelando à “calma e paciência”.