População de Ovar luta contra a mudança para a Unidade Local de Saúde de Aveiro

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter

Reorganização do Sistema Nacional de Saúde transferiu a referenciação hospitalar dos doentes de Ovar para o hospital de Aveiro e de Coimbra

A população de Ovar está contra a alteração da referenciação hospitalar para Aveiro. O movimento “Acorda Ovar! Pela tua SAÚDE!”, desenvolvido pela plataforma de intervenção cívica Coração Vareiro, organizou uma marcha em prol da defesa dos cuidados de saúde da população que invadiu o centro da cidade.

A plataforma de intervenção cívica Coração Vareiro organizou duas manifestações na cidade de Ovar. A primeira, em janeiro, e a segunda a 30 de setembro. O último protesto contou com 3500 manifestantes. O desejo é comum: permanecer na Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga. A par da manifestação, foi feita uma recolha de assinaturas com o objetivo de entregar um manifesto ao Ministério da Saúde. A adesão foi grande e conseguiram ultrapassar largamente os 10% de assinaturas representativas aos 55 mil habitantes do concelho.

Lígia Pode, de 46 anos, é um dos rostos da plataforma cívica e considera que o presidente da câmara de Ovar não está a responder corretamente às preocupações expostas pela comunidade. “Se efetivamente o nosso presidente eleito em representação de todos os munícipes de Ovar estivesse a defender os nossos interesses, não teria necessidade de estar aqui”, reforça Lígia.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, assume que quer lutar pelos direitos dos cidadãos, e pensa até mesmo em acionar mecanismos legais, usando os tribunais. “Sinto que a população não está a ser respeitada, porque a vontade dos utentes de Ovar é claramente dar continuidade aquilo que é já um legado histórico, que é uma referenciação muito natural para norte, e não para o centro”, disse Salvador Malheiro. “Não vou descansar enquanto a referenciação de especialidade não fique claramente garantida para norte., Para nós, a solução é Ovar pertencer à ULS de Entre Douro e Vouga”, salienta o presidente da autarquia.