Portugueses compram cada vez mais roupa em segunda mão
- Adriana Ferreira
- 10/12/2023
- Arte e Culturas Moda
Lojas de roupa usada têm notado aumento de vendas. Questões ambientais e socioeconómicas motivam escolha

As lojas Humana venderam mais de 2 milhões de peças de roupa em Portugal, em 2022, e o site Vinted Portugal contou com 1,3 milhões de visitantes num período de três meses. A consciencialização sobre a sustentabilidade ambiental, a valorização da reutilização e a procura de peças únicas cativam portugueses de todas as idades.
A importância do consumo sustentável
Os preços acessíveis e a diversidade de roupa foi o que me chamou primeiro à atenção. Depois comecei a perceber mais da questão ambiental por trás, o que me motivou ainda mais a comprar em segunda mão e a comprar menos em lojas de fast fashion
Patrícia Fonseca
Patrícia Fonseca, de 24 anos, compra roupa em segunda mão desde meados de 2017. Para a jovem, é importante “repensar a quantidade que compram de lojas fast fashion”.
Evitar ao máximo as roupas produzidas em massa é, também, objetivo de Leonor Sequeira, de 19 anos. Para além de benéfico para o ambiente, os preços destas roupas são significativamente mais baratos.
De acordo com dados apresentados pela United Nations Environmental Programme, a indústria têxtil é responsável por 10% das emissões de gases de efeito estufa, razão pela qual Andreia Barbosa, representante da loja Humana, apela à reutilização de roupas.
Francisca Tavares, de 17 anos, experienciou uma realidade diferente. “Lembro-me de usar roupas em segunda mão desde sempre. A minha avó chegava sempre com um saco gigante de roupas de uma prima que já não as queria e eu ficava com elas”, conta a jovem. Francisca considera as roupas usadas mais acessíveis. “Existem famílias que não têm tanto dinheiro quanto outras, então, comprar roupa em segunda mão é algo que pode ajudar estas famílias, visto que é muito mais acessível”, considera a jovem.

Lojas de roupa usada cada vez mais populares em Portugal
Há 21 lojas Humana em Portugal que venderam, no ano passado, mais de dois milhões de roupas.
Um representante da loja O’Kilo no Porto explica que, apesar de os estrangeiro serem os maiores clientes, “os portugueses já começam a consumir”.

As plataformas online têm grande impacto no aumento das compras sustentáveis. O site da Vinted teve cerca de 1,3 milhões de visitantes entre agosto e outubro de 2023.