Radioactive e Dici-Educa: a rádio como ferramenta educativa, de jovens para os jovens

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Radioactive e Dici-Educa: a rádio como ferramenta educativa, de jovens para os jovens

Mónica, 17 anos, João, 16 anos, Rafael, 17 anos, Andreia, 15 anos são quatro dos muitos jovens que integram o Projeto RadioActive 101, um programa de rádio atualmente sob a coordenação do Escolhe Vilar. Eles contam quais as mais-valias e os principais desafios de colocar no ar uma rádio online inteiramente feita por eles. 

[Texto de Alexandra Ribeiro de Sousa]

RadioActive é programa de rádio produzido por jovens do Projeto RadioActive 101, que promove a inserção social de jovens em potencial risco, bem como fomenta competências relativas à literacia digital 

Desde 2016, está exclusivamente sob a coordenação do Centro Escolhe Vilar, ligado ao Programa Escolhas, “cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social”, conforme se lê site

Fábio e Irene, coordenadores do RadioActive, no Centro Escolhas «Escolhe Vilar» explicam o tipo de trabalho que têm vindo a desenvolver.

O Projeto RadioActive 101 é financiado pela Comissão Europeia cuja implementação pioneira teve lugar em Londres e deu mostras de sucesso. Em 2013, no âmbito de um Projeto de investigação-ação, foi implementado em Portugal, através de uma parceria entre o Centro Escolhe Vilar e um grupo de investigação, sob a liderança de Maria José Brites, professora universitária e investigadora do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona (CICANT), nas áreas dos média e delinquência juvenil/ cidadania, Juventude e Participação.

A investigadora explica que o projeto RadioActive visa “a utilização de rádio online como ferramenta educativa junto de comunidades de jovens em risco”. Maria José Brites fala-nos do trabalho que a equipa desenvolveu em parceria com o Centro Escolhe Vilar que, findo o projeto de investigação, deu continuidade às emissões de rádio online.

Uma imagem com texto, interior, trabalhar, computador
Descrição gerada automaticamente

No decorrer desse projeto, houve muitas histórias transformadoras, que pelo menos ajudaram os jovens a pensar na sua participação de forma diferente daquela que consideravam até então. Maria José Brites recorda por exemplo o caso de uma jovem que não gostava de Língua Portuguesa, mas que adorava escrever letras de música. A investigadora recorda esse exemplo.

Daniel Catalão, jornalista e também professor universitário integrou igualmente a equipa do RadioActive 101 em Portugal, mas foi em Londres que compreendeu o real impacto deste projeto, conforme nos confidencia.

Uma imagem com pessoa, multidão
Descrição gerada automaticamente

 Em Portugal, ele esteve responsável por toda a parte técnica que implica colocar uma emissão de rádio no ar.

Daniel Catalão recupera e aprofunda um aspeto referido por Irene, da equipa do Centro Escolhe Vilar, no que diz respeito à metodologia pedagógica utilizada para a motivação e captação do público-alvo.

O professor universitário reflete ainda sobre os desafios para a implementação do projeto em Portugal, sublinhado a relevância da comunicação enquanto ferramenta promotora de socialização e cidadania ativa.

Dici-Educa, um projeto com jovens em centros educativos, herdeiro do RadioActive

Hoje, quase indissociável do RadioActive, é o DiCi-Educa, um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e realizado também em parceria com o CICANT e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, levado a cabo por profissionais das áreas da psicologia, sociologia e comunicação, com Daniel Catalão e Maria José Brites experientes na implementação do RadioActive.

Este projeto tem como objetivo dotar os jovens de competências de comunicação e uso de ferramentas digitais, fomentando o pensamento crítico e a criatividade. Maria José Brites contextualiza o projeto e aponta os desafios na operacionalização do DiCi-Educa, dando a conhecer a realidade vivida nos centros educativos.

Também enquanto formadora de rádio, vídeo e fotografia no DiCi-Educa, Vanessa Rodrigues, jornalista e professora universitária com vários trabalhos na área da comunicação, relata a sua perspetiva sobre o projeto e narra uma história que ilustra a metodologia pedagógica adotada.

Quer no RadioActive, quer com o DiCi-Educa a missão é devolver-lhes a capacidade de sonhar, através de competências cívicas e também técnicas. Vanessa Rodrigues fala sobre como falar de sonhos pode ser uma forma de mudar a forma de percecionarem o caminho de vida, perante a adversidade. Nessa linha, Daniel Catalão recorda um episódio em que no decorrer do projeto um dos jovens encontrou a “vocação” através da rádio.

Para já projeto DiCi-Educa está em fase de reflexão, mas com o compromisso que será retomado em breve.