Rui Pereira sobe à “montanha acima das nuvens” e relata a realidade da Venezuela

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter
Rui Pereira sobe à “montanha acima das nuvens” e relata a realidade da Venezuela

O jornalista e professor Rui Pereira viajou quatro vezes à Venezuela e de lá trouxe um retrato que contraria a visão mais comum sobre o país sul-americano. No livro “Venezuela, a montanha acima das nuvens”, o professor apresenta um ensaio que desafia o discurso dominante sobre o regime de Nicolás Maduro e questiona a forma como o Ocidente e os media constroem as suas perceções. O prefácio ficou a cargo do jornalista Pedro Tadeu.

Baseado nas quatro viagens a Caracas e após ter acompanhado de perto as eleições autárquicas, Rui Pereira defende que a Venezuela “tem sido alvo de uma guerra económica e de uma propaganda constante”. Descreve o processo eleitoral venezuelano como “absolutamente inviolável, ao contrário do nosso [português], muito mais vulnerável”. O livro é, “um ensaio e uma crónica” sobre a Venezuela contemporânea que cruza a experiência com a política e história.

Nesta crónica, o autor procurou “compreender o sistema de falsificações que tem existido na propaganda anti-revolução bolivariana” e desmontar o que é dito sobre a revolução bolivariana reforçando a ideia de que “a propaganda anti-revolução é, de facto, um encadeamento de falsidades”, algo que o motivou a escrever este livro considerando “uma decisão meia subconsciente”. Rui Pereira defende que “a propaganda só se combate com informação e com conhecimento.”. O autor concorda que este livro pretende documentar “uma série de elementos e de fontes, (…), com as ligações que o leitor pode seguir, as referências bibliográficas, etc.” de forma a que o leitor tenha um olhar crítico sobre este tema.

Rui Pereira rejeita qualquer tom doutrinário “é um livro breve, não pretendo ensinar a ninguém o que é a Venezuela.”, explicando que o pouco tempo que permaneceu na Venezuela permitiu “recolher ao máximo a informação e depois documentar-me, que é aquilo que um jornalista deve fazer”. Contudo, afasta a ideia de que este seja um livro de jornalismo.

Pode ser uma imagem de a estudar e a texto
Apresentação do livro na Cooperativa Unicepe, no Porto. (2025) Fotografia de Henrique Borges

O título “a montanha acima das nuvens” remete para uma dupla leitura: geográfica e simbólica. Na primeira, Rui Pereira explica que “quem vem a Caracas nota que as montanhas são de facto tão altas que o pico das montanhas fica acima das nuvens”, algo que considera curioso para quem visita a cidade. Por outro lado, a metáfora explica que “a Venezuela é um dos países mais ricos do mundo em termos de recursos naturais” concluindo que “quando e se a Venezuela puder ter um desenvolvimento livre da guerra económica (…) vai ser uma das grandes potências regionais e talvez mundiais”.

Poucas semanas após a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado, Rui Pereira afirma que o teria incluído no livro. O jornalista não está de acordo com a escolha e afirma que “o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a uma pessoa que não tem nada a ver com os valores nem da paz nem da democracia”.

Este livro pode ser comprado na Unicepe – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, CRL , situada na Praça Carlos Alberto 128 A, no Porto. A obra contém 134 páginas e está à venda por 10,00€ P.V.P. .