Enfermeira, na linha da frente
Luciana dos Santos tem 40 anos. É enfermeira no Hospital de São João, na unidade de Neonatologia, área de cuidados intensivos para crianças desde o nascimento até aos 28 dias de idade. Luciana segura vidas prematuras, dando-lhes a esperança de um suspiro no mundo. No passado já trabalhou na Pediatria Oncológica. Hoje, está na linha da frente no combate à Covid-19. Já fez turnos em infeciologia, para cuidar do filho de uma mãe positiva.
A trabalhar há cerca de 20 anos na área da saúde, esta enfermeira natural de Paços de Ferreira, nunca tinha experienciado um ambiente tão pesado no hospital como aquele que agora se respira. Internados neste hospital onde trabalha há doentes graves e doentes muito graves. Fora do hospital, há tendas do INEM, para dar apoio extra à capacidade hospitalar. Cenário desafiante, difícil, necessário.
Num tom calmo, contundente e com uma serenidade no rosto, esta profissional de saúde não deixa de notar que esta é a grande missão “e nós estamos de certa forma habituados a reagir situações de fim de linha, que são as condições do Hospital de São João”.
As rotinas “alteraram-se significativamente”, até porque enfermeiros “não têm horas”. Luciana teve de se submeter às condições que a situação atual exigente impõe. O aumento da carga de trabalho e o risco de poder infetar as pessoas que lhe são mais próximas fê-la mudar a sua residência para o Porto. Protege os seus e cuida de todos os pequenos seres que vê nascer todos os dias.
Na área da Neonatologia as mudanças também foram visíveis. Apesar de ser uma população menos afetada, há normas protocoladas de cuidados, tanto para os enfermeiros como para os utentes. Foi aberta uma segunda unidade de cuidados para receber bebés de mães positivas para a Covid-19, local onde são realizados os testes e todo o tipo de cuidados necessários.
“Nunca abdicamos das medidas de segurança, quer por nós, quer pelos bebés”. Num momento como este revaloriza-se a vida e olha-se para os recém-nascidos como uma esperança.
Por Daniela Couto