Turismo no Porto bate recordes de visitas
Até ao final do ano, número de turistas que visita a cidade ultrapassará marca alcançada antes da pandemia
O número de turistas que visitou a cidade do Porto este ano, até agosto, ultrapassou o recorde anterior fixado na pré-pandemia. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, “a região irá ultrapassar o número registado em 2019, que foi cerca de seis milhões de turistas.”
O setor hoteleiro foi o mais prejudicado nos últimos dois anos, devido às restrições impostas no combate à covid-19. Fernando Barrias, dono do Hotel Aliados, considera que ainda há muitas incertezas. “A maior parte das pessoas ainda tem ansiedade de viajar por causa da covid”, explica o empresário.
“Maior parte das pessoas ainda tem ansiedade em viajar por causa do covid” – Fernando Barrias
Bruno Machado, do Hotel Intercontinental, afirma que “muitos dos países que em plena pandemia pararam por completo as viagens retomaram quase a 100% durante 2022”.
“O pensamento pós-pandemia era que a retoma iria demorar um pouco. Mas o que vimos acontecer foi precisamente o contrário. As pessoas voltaram a querer viajar mais rápido do que o esperado.” – Bruno Machado
Filipe Salvador, dono da empresa de alojamento DSSH Lda, refere que 2022 superou as expectativas, com a procura de serviços a aumentar consideravelmente. “O nível de ocupação nos alojamentos foi superior ao ano da pré-pandemia. Tivemos mais hóspedes e mais pedidos de atividades. A empresa além de alojamento local, faz visitas pela cidade e nesse aspeto tivemos também muitas mais reservas do que as que tivemos no verão de 2019”, explicou.