Programa “Sons no Caminho” volta em 2023

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter
Programa “Sons no Caminho” volta em 2023

Programa “Sons no Caminho” levou concertos de vários estilos de música sacra a 17 freguesias da Maia

O projeto de valorização dos caminhos de Santiago animou a Maia, com um programa de concertos em 17 freguesias. O coro Vox, dirigido pelo maestro Samuel Santos, lotaram as igrejas da cidade com concertos temáticos.

“São concertos de mais ou menos uma hora, uma hora e meia. Convidamos a escola de música do maestro Samuel para fazer este tipo de animação em diversas igrejas do concelho”, explica Sandra Campos, responsável pelos eventos culturais da Câmara da Maia.

“Deixamos os bens materiais e passamos para algo diferente como a cultura e a espiritualidade”, partilha Samuel Santos, considerando a comemoração dos caminhos de Santiago “uma ideia brilhantíssima”.

Todos os concertos tiveram um tema diferente como gospel, música lírica, flauta entre outros.

“Estas iniciativas passam não só por auditórios, mas também por igrejas e é mesmo esse o objetivo, uma mistura entre o profano e o sacro profano nos caminhos de Santiago.”

Samuel Santos

Reação do público é positiva

A iniciativa cativou os ouvidos do público. A organizadora e o maestro Samuel Santos confirmaram a continuidade do projeto para o próximo ano.

Alice Paiva assistiu a um dos concertos e voltou para o evento final: “Este tipo de comemoração devia ser algo mais frequente na cidade da maia, não só pela resposta positiva do público, mas também por ser um acesso livre à cultura religiosa”, afirma.