Universitários do Porto levam computadores a Cabo Verde

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter

Projeto nascido na FEP junta empresas para apoiar educação em escolas do Tarrafal

Estudantes da Universidade do Porto criam a associação Semear Futuro e entregam 30 computadores às escolas mais carenciadas de Cabo Verde, a “Chão Bom” e a “Central da Vila”.

Beatriz Moutinho, presidente da associação, acredita que “investir na educação é investir no futuro das próximas gerações”, uma forma de erradicar a pobreza. O projeto pretende transformar vidas oferecendo oportunidades de formação aos professores sobre direito, literacia financeira, saúde, igualdade de género, suporte básico de vida e matemática. Às crianças proporciona atividades para “despertar o interesse” e “aprenderem”, afirma João Gonçalves, da direção da associação. 

Os parceiros dos universitários reconhecem o valor do projeto. A Garantia Seguros acredita que “vai alterar definitivamente o comportamento das pessoas dentro das escolas”. As doações de todos são significativas: “30 Computadores Acer equipados com licenças Microsoft, Office 365, licenças Escola Virtual, quadros interativos e uma tonelada de livros e material escolar”, enumera António Flores, vice-presidente de projetos.

Sentimento de coração cheio           

Inês Camelo, diretora de Relações Externas da associação, fala de “amor e ternura” e diz que o que mais a impressionou foram os momentos emotivos. “Tive crianças abraçadas a mim a chorar e a pedirem-me para não ir”, lembra. “O nosso valor ser apreciado por aqueles miúdos foi sem dúvida algo surreal”, acrescenta.

Segundo Nicolau Lopes Rodrigues, delegado do Ministério da Educação, os resultados foram muito positivos: “os professores tiveram oportunidades”, “estão contentes” e “os temas são pertinentes”. Os docentes estão mais “capacitados ultrapassando diversas barreiras e melhorias da prática pedagógica”, acrescentou a diretora do Agrupamento de Escolas do Tarrafal, Janete Barbosa.

A associação conta com o apoio da Escolaglobal, da Microsoft, Acer, Porto Editora, FEP Finance Club, Garantia Seguros, Visionárium, Nautilus, Município do Tarrafal e o Governo de Cabo Verde, entre outros.