Novos designers de moda enfrentam crise no setor por falta de investimento financeiro

Voltar
Escreva o que procura e prima Enter
Fotografia: Fashion Lusófona

A moda portuguesa enfrenta grandes dificuldades financeiras que colocam em causa eventos como a ModaLisboa e o Portugal Fashion.  Novos criadores têm de autofinanciar produções e ser criativos para apresentar coleções.

Fotografia: Darkskingyal

A criação de uma marca passa por diversos processos até ser lançada para o público. O grande desafio para os designers é ter de conciliar outros trabalhos com os seus projetos criativos. “Tenho muitos artistas que me pedem peças e não consigo fazer porque tenho o meu outro trabalho, e não me é possível fazer tudo”, exemplifica Raquel B.

Tendo em conta a importância das redes sociais, os designers acumulam tarefas desde a confecção do produto até ao processo de divulgação. Raquel B admite que esta dinâmica prejudica o seu grande objetivo: criar.

Dificuldade de integração no mercado

Os jovens criadores sentem uma grande pressão por parte da indústria para seguirem certos códigos de conduta estéticos e comerciais para que produtos sejam mais facilmente vendidos a grandes massas. Muitos dos designers queixam se da dificuldade ao acesso a bolsas que possam ajudar na construção das suas marcas. “É muito difícil entrar nesses concursos porque muitas vezes eles procuram uma estética em específico e é muito difícil aceitarem pessoas fora disso”, afirma Mara Santos, dona da marca Marayati Studio.

Fotografia: Luísa Fernandes

A construção de espaços e plataformas que ampliem novas vozes é algo extremamente necessário para garantir que novos olhares na moda portuguesa possam sair do papel. O processo de globalização, principalmente através das redes sociais, leva a que muitos designers recorram a internacionalização como uma forma de conseguirem comunicar para o mercado nacional.

Carla Reis, responsável pelo AMMA-Fashion Design Gallery e professora na escola Artística e Profissional Árvore, explica que o processo de comunicar uma marca para o cenário internacional é bastante dispendioso e admite que existe uma grande falta de jovens que consideram esse caminho.