Veículo elétrico: o carregamento para a sustentabilidade?
- Diana Silva Fonseca
- 14/06/2021
- Atualidade Inovação Multimédia Portugal
“só tem vantagens neste momento”
A 500 metros da Praia da Madalena, em Gaia, João Rebelo (Consultor de Tecnologias da Informação) mostra o posto de carregamento que tem instalado em casa enquanto se gaba do bom investimento que fez ao comprar um carro elétrico (um Jaguar I-Pace de 2020).
Apesar de ser um modelo dispendioso (80 mil euros), acabou por o adquirir através da empresa, daí ter deduzido o valor do IVA. Esta mesma vantagem foi apontada por Rui Moreira que procedeu do mesmo modo.
“Eu prefiro um carro elétrico, mesmo com poucos quilómetros de autonomia” – João Rebelo
O IUC (Imposto Único de Circulação) deixou de ser uma despesa para estes condutores. Ambos ainda mantém um carro a combustão e comparam gastos: “a revisão de um elétrico é mais tranquila”; “só troquei um jogo de pneus em 4 anos”. Além disso, a questão de combustível vs eletricidade fez com que Rui Moreira passasse de pagar 500 euros/mês em gasóleo a apenas 60 euros/mês em luz – uma diferença que Alexandre Pinto, utilizador de um Tesla Model X (100 mil euros) também notou ao largar o veículo a combustão.
Estes utilizadores optam por carregar o carro durante a noite, devido à tarifa bi-horária, ou seja, neste período o preço da eletricidade é menor face ao resto do dia: “pago 1,5/2 euros por carregamento e a partir das 22 horas a luz passa a custar 10 cêntimos, sendo que no resto do dia custa o dobro”, observa Rui Moreira.
A wallbox tem mais potência do que um carregador doméstico convencional: carrega o carro em menos horas, mas muitas vezes obriga a uma adaptação da capacidade elétrica da habitação.
O preço no mercado pode variar pela marca, mas rondará entre os 500 e os 1.000 euros.
João Rebelo explica a aquisição:
Quando se começa a pensar em mudar de viatura e possivelmente optar pela mobilidade elétrica, deve-se ter em conta vários pontos que justifiquem uma compra ponderada e, na visão do comprador, acessível.